domingo, 1 de abril de 2012

8 maneiras de desmascarar uma mentira


Alunos dos primeiros anos regulares e integrados, leiam os texto abaixo e comentem. Vocês terão até o dia 30/04/2012 para realizarem os comentários, após essa data os comentários serão bloqueados. Bom trabalho a todos e se atentem sobre a questão da mentira e se ela é questão de educação.   
Não se esqueçam de identitificar nome e turma. 
Uma pessoa conta, em geral, três mentiras a cada dez minutos. É o que afirma o estudo realizado por Robert Feldman, professor de psicologia da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e autor do livro "Quem é o mentiroso da sua vida?". A pesquisa indica que recorrer a inverdades é questão de hábito e uma forma de manter o bom convívio social.

No Dia da Mentira (01), o especialista em segurança eletrônica e autor do livro "Mentira - um rosto de muitas faces", Wanderson Castilho, reforça o coro. Segundo ele, é praticamente impossível um ser humano viver em sociedade sem usar a ferramenta da mentira em algum momento da vida.

"Quem diz que nunca mente está mentindo. Há muitos motivos para mentirmos, entre eles quando somos movidos pela vergonha ou pelo orgulho. Em outros casos, é provável que mintamos para atenuar o impacto que a verdade teria. Ou seja, mentimos para evitar magoar pessoas com quem nos importamos, ou para evitar situações embaraçosas", explica o profissional, que foi o primeiro brasileiro certificado pelo Instituto de Treinamento em Análise de Comportamento (Behaviour Analysis Training Institute - BATI), em San Diego, EUA.

Tipos de mentira
Em seu livro, Wanderson Castilho afirma que nos relacionamentos amorosos as pessoas mentem mais quando há preocupação e desconfiança em excesso por parte do outro. Para ele, a insegurança gera desconforto e dificuldade em revelar a verdade. A obra ainda aponta que flertes e atração por outras pessoas, contatos e amizades, nível de comprometimento, fantasias sexuais, traição, satisfação sexual e aparência também são assuntos que o casal costuma esconder do parceiro.

Já no ambiente de trabalho, o especialista aponta que as mentiras mais comuns são relacionadas a atrasos, trabalhos não realizados ou aptidões exageradas.

"Realizei cerca de duzentas entrevistas com diversos tipos de pessoas, e a partir daí estabeleci perfis e comportamentos típicos de mentirosos. A conclusão foi que homens e mulheres mentem na mesma proporção. Enquanto as mulheres tendem a mentir fazendo referência a acidentes ou fatos tristes de suas vidas, os homens costumam contar vantagens. Muitos aumentam ou inventam feitos profissionais, pessoais e sexuais", avalia o especialista.

Há quem acredite que algumas mentiras são necessárias para manter o convívio social. Em alguns casos, recorrer a dissimulações pode ser considerado sinal de educação, já que muitas vezes a verdade nua e crua tende a ser interpretada como grosseria. Inclusive existe um termo para quando a realidade é deturpada sem malícia, são as "mentiras brancas".

Para Wanderson, a mentira é, para a mente humana, uma grande arma de preservação social. "Do ponto de vista psicológico, a mentira é um ato instintivo de preservação, tal qual a dor ou a febre são do ponto de vista fisiológico. Sem ela a sociedade entraria em colapso. Imagine um marido que tem muitos amigos e habitualmente toma as decisões sobre como usar o tempo livre. Se a mulher não quiser acompanhá-lo poderá recorrer a uma desculpa qualquer, como trabalhar até mais tarde, para se livrar do compromisso, sem magoar quem ama", exemplifica.

A mentira é aprendida na infância
As técnicas de dissimulação geralmente são aprendidas pelas crianças desde cedo. Um exemplo é quando os pais repreendem a frustração demonstrada pelo filho ao receber um presente que não o agradou. Os responsáveis costumam obrigar o pequeno a agradecer, quando notam algum desapontamento na criança. E isso pode ser considerado uma forma de estimular a mentira social.

"Nada justifica uma mentira, seja qual for a sua intenção. E as crianças precisam ser ensinadas a sempre a dizer verdade. Este aprendizado acontece progressivamente ao longo da infância e os pais são os principais mestres. Os filhos se espelham muito mais em suas atitudes do que em suas palavras. Pais que usam sempre da verdade, que assumem a responsabilidade por aquilo que fazem e dizem, criam filhos responsáveis e éticos. Só se ensina aquilo que se é", aconselha Wanderson.

Reconheça uma mentira
De acordo com o especialista em segurança eletrônica, poucas pessoas estão preparadas para identificar um mentiroso no dia-a-dia. É preciso treinamento e prática para melhorar a capacidade de "ler" os sinais da mentira. O profissional ensina que para reconhecer uma dissimulação da verdade é preciso entender o comportamento padrão da pessoa, prestar atenção no que ela diz, nos pequenos movimentos do rosto (micro expressões faciais), no corpo e nas variações do tom da voz.

"Nosso cérebro não aceita a negação. Quando a pessoa mente, está negando a verdade, e alguma parte da sua expressão facial ou do corpo vai denunciá-la. Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira", ensina o especialista.

Para ajudar você a identificar um mentiroso, Wanderson Castilho listou abaixo 8 dicas simples de observação. Confira:

·        Lábios: morder ou lamber os lábios pode ser um forte indício de mentira.
·        Voz: quem mente fica com as cordas vocais mais esticadas que o normal, deixando a voz mais fina e fraca. Para compensar, a pessoa tenta falar mais alto.
·        Olhar: o mentiroso desvia o olhar enquanto conta a sua mentira e depois passa a olhar atentamente, querendo observar se conseguiu enganar.
·        Secura: em função de uma reação da adrenalina, o mentiroso fica com a garganta e boca secas, sendo comum se engasgar ou engolir seco.
·        Encobrir parcialmente a boca: traduz uma vontade de amordaçar-se. Tende a ser um gesto rápido, porque exprime um conflito: uma parte do mentiroso não quer calar-se - e sim continuar com a sua mentira.
·       Tocar o nariz: em momentos de tensão a sensibilidade da mucosa nasal aumenta. Assim, ao mentir, o nariz coça, embora possa ser uma sensação tão suave que mal se perceba.
·       Ombro: erguer levemente um dos ombros.
·       Expressão facial falseada: quando somos genuínos, usamos os músculos faciais certos para expressar uma emoção. Num sorriso moderado e falso, não aparecem os pés de galinha, as bochechas não são levantadas e os olhos ficam menos apertados. Num sorriso real, mais músculos são utilizados e a pálpebra superior dobra-se um pouco sobre os olhos.

Se ainda assim não conseguiu identificar uma mentira, experimente fazer o contrário: estimule o interlocutor a falar a verdade. A dica é estabelecer proximidade na conversa. Segundo Wanderson, quanto mais próximo você estiver fisicamente, mais dificuldade a pessoa terá de mentir.


73 comentários:

  1. Cíntia M. Langa2 de abril de 2012 13:16

    adorei o texto .
    é, hoje em dia não é fácil diferenciar uma mentira de uma verdade não. o que acontece é que as pessoas mentem com uma facilidade tão grande que nem com todas essas dicas a gente consegue ver que a pessoa esta mentindo. muitas vezes é preciso mentir pra não magoar alguém ou se dar mal em algo, até que da pra relevar, mas mentir pra se sentir o "tal" isso é muito feio, a pessoa acaba perdendo a moral diante aos amigos quando alguém descobre que és um mentiroso.
    Quando sabemos que a pessoa é de fato um "mentiroso", ficamos sem saber se devemos acreditar em algo que ele diz ou não. O pior é que as vezes deixamos de acreditar em algo que seja verdade pelo fato dessa pessoa não ser muito confiável e sofremos com isso.
    Pelo jeito vai ser cada vez pior, então devemos pensar muito bem antes de acreditar em alguma coisa que nos é contada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cíntia. Que bom poder conferir seu comentário aqui no blog. Continue participativa e terá muito sucesso em tudo que fazer.

      Muito bom o seu comentário!

      Parabéns.

      Excluir
  2. Amei o texto.
    Mas no mundo de hoje é dificil achar pessoas que falam a verdade sao poucas,essas pessoas sao 'mediucres',em relaçao a mentira.E a cada ano que vai se passar vai piorar...

    Lais pagio oliveira
    2º M02

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lais, obrigado pela participação, mas se não se esqueça de também participar do texto direcionado ao segundo ano, ok?

      Excluir
  3. O texto é muito interessante, hoje em dia é mesmo muito dificil perceber e diferenciar a mentira da verdade, pois ha pessoas que estao tao acostumadas a mentir que transformam num habito natural, mas que com o tempo sempre é descoberta. Pra mim a melhor parte do texto foi essa "Nada justifica uma mentira, seja qual for a sua intenção.", pois quando a mentira de alguem é descoberta sempre tentam inventar uma desculpa, mas na minha opiniao a verdade nunca deve ser escondida atras de mascaras, pois sempre é descoberta e acaba causando transtornos maiores que a verdade.

    Gabriela Vinco 1 M 01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Gabriela, você realmente compreendeu o sentido do texto e o objetivo do trabalho com ele. A verdade deve prevalecer sempre e a mentira ao ser descoberta causa problemas muito maiores do que os que a verdade traria. Na verdade a verdade não trás problemas e sim consequências, não é?

      Excluir
  4. Gabriela barbosa de oliveira 1°M01
    Gostei do texto.Realmente há pessoas que mentem descaradamente,são pessoas sem escrupulo algum que acham que pregando alguma mentira chegara a algum lugar,acho que realmente temos que perseber sim todos os sinais dessas pessoas,pos podemos sem querer acabar entrando nesse jogo da mentira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Gabriela Barbosa, devemos sempre que possível reconhecer esses sinais de mentira para podermos sempre buscar a verdade. Mas qual o caminho mesmo para chegar a verdade?

      Excluir
  5. Achei o texto muito interessante
    Na minha opinião no mundo em que vivemos mesmo mentindo inocentemente podemos fazer mal a uma pessoa pois sempre a verdade é desvendada, mesmo que demore, um dia ela aparecerá. Muitas das pessoas mentem por querer se sentir o melhor que os outros, ou para se defender e por culpas nos inocentes, mentir é um ato que todos nós praticamos, querendo ou não, mais o que vale é a consciência de cada um, pois quem mente na maioria das vezes sabe que não fez a coisa certa, mais mesmo assim não volta atrás para corrigir o seu erro.
    Podemos mentir por qualquer motivo, mais principalmente quando fomos culpados por algum ato que praticamos que não seja certo, mentimos para não sermos condenados. Outro modo de mentir é quando exagerarmos no que dizemos, um pequeno deslize acaba transformando o que esta sendo dito numa mentira.
    Por mais que tentamos as vezes não conseguimos identificar se aquela pessoa esta dizendo a verdade, pois há pessoas que consegue mentir de uma forma tranqüila, que nos quando ouvimos acreditamos que é verdade, mais o que vale é o que esta na consciência de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela ótima participação. A intenção é que vocês realmente participem e leiam o material elaborando um comentário crítico.

      Excluir
  6. Nome: Alysson.S
    1ºM02

    Muito legal o texto! "Sem ela a sociedade entraria em colapso." A melhor parte pra mim foi essa, porque as pessoas sempre dizem que preferem a verdade, mais quando falamos a verdade na cara delas elas se magoam, ou seja, a verdade dói. Coisa que me da raiva é quando a pessoa mente e continua negando que esta mentindo. As pessoas deviam parar de mentir, não essas mentiras bobas " você saiu linda nessa foto " a pessoa sempre vai saber a verdade se saiu linda ou não, mas sim as mentiras graves, pois toda mentira leva a outra, a tornando maior e quanto maior mais machuca. Eu aprendi a mentir com as pessoas, com a sociedade e com o mundo. Resumindo: Mentira tem perna curta, hoje mesmo eu menti, estou sendo sincero =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alysson, é isso mesmo, devemos reconhecer nossos atos e isso implica em assumir até mesmo nossas mentiras.

      Parabéns pelo ótimo comentário.

      Excluir
  7. Laila Adriano Faccin 1°M02

    o texto e muito interessante. Pena que nem todas as pessoas vao ler e muitas das que vao ler não vai servir de nada para elas. Mentir para escapar de uma confusao agente pode ate relevar mais agora mentir so para prejudicar a vida de uma outra pessoa eu não relevaria não. Temos que pensar muito antes de fazer e antes de falar as coisa, as vezes acabamos com a vida de uma pessoa por causa da mentira. Realmente as pessoas hoje em dia não conseguem viver mais sem a mentira, em todo lugar e em toda conversa sempre há uma mentira envolvida no meio . deveriamos ser mais realistas nas nossas palavras e parar de mentir um pouco, mais agente não manda em todo mundo né. Mentir realmente e muito feio .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laila. Realmente é uma pena que muitas pessoas não leiam mas vamos procurar divulgar para o máximo de pessoas que pudermos para podermos levar um poquinho de reflexão para a nossa sociedade não é?

      Excluir
  8. Maiara Silva

    1º m02
    Adorei o texto

    bom acho que cada um tem seu sensso pode ser um sensso sicero ou um sensso ridiculo como a mentira, bom penso que hoje em dia a mentira é utilizada ate para conseguir as pessoas que amamos fato ganhamos na mentira e perdemos para ela....
    Mentir é um defeito para pessoas corertas se é se existe essa pessoa e para os piscicopatas isso é uma qualidade.
    Amentira é um ato de falcidade hoje em dia o fato de mentir é usado com uma facilidade incrivel e mesmo com esses pontos para desmascara uma pessoa é praticamente impossivel ... Não vou negar que um dia menti ou que nunca vou mentir por que estari sendo redicula pois ja utilizei o caminho mais facel mentindo, há pessoas que mentem por medo de perde ou por medo de tentar, ou para realizar desejos,e fazer nossas vontades. Em fim acho que o mundo precisaria de um boa verdade de encarar a sua propia vida mentirosa e utilar a verdade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiara, o que seria necessário para não se viver na mentira? Por que você fala que a mentira seria uma qualidade no psicopata? É a pessoa que caracteriza o que é a mentira ou verdade? Ou elas são construídas de forma sistemática assim como a filosofia? Não seria o uso da reflexão filosófica com a análise, a reflexão e a critica?

      Excluir
  9. Cássia Pereira. 1ºM02
    As pessoas estão tão acostumadas a ouvir mentiras, que sinceridade demais choca e faz com que você pareça arrogante, infelizmente hoje nós escutamos mais mentiras do que verdades... Nem em tudo e nem em todo mundo nós devemos acreditar no que falam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia, o que mais você teria para nos falar sobre a mentira? O que seria mentir para você? O que a reportagem coloca sendo a mentira? O que ela causa a pessoa?

      Excluir
  10. Mirely... 1°M02
    Na minha opinião a mentira esta em todo lugar, pois sempre tem um que mente por prazer ou pra não magoar o outro. E é muito bom saber quando a pessoas mentem, essas dicas irão ajudar! Eu concordo com o que o texto diz, que muita das vezes nós aprendemos a mentir com a família. Pois não devemos não só não mentir e também não fazer ações falsas. E depois de mentir uma vez o nivel de confiança diminui. Concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Mirely, realmente quando mentimos e somos descobertos ou quando mente e descobrimos a confiança é perdida. Será que mentir para não magoar não teria um efeito mais devastador que a verdade em si? Pense e me responda depois!

      Excluir
  11. Um exelente informativo para observamos ao redor da sociedade o modo que as pessoas falam, pensam e dizem. Todos nós lidamos com isso dia após dia e que muitas vezes não sabemos desconfiar, acrescentei no meu conhecimento a falta de ética das pessoas ao mentirem e ainda fingirem que não ocorreu nada. Mentir, um ato que desrespeita ao próximo com muitos valores morais. Mas, depois destas conclusões e explicações posso deduzir que apartir de hoje, vou saber desconfiar das mentiras que a sociedade nos joga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giordano, parabéns pela ótima reflexão a respeito do assunto você realmente entendeu o objetivo do nosso trabalho.

      Você só esqueceu de indicar qual a turma.

      Excluir
  12. Jaqueline B.Ragazzi 1ºM03
    Eu amei esse texto,tenho certeza que a maioria não vai ler! mais deveria!!!Pois tem muita gente que sai cometendo as 8 maneira e um pouco mais..a mentira não leva a nada,na minha opnião as pessoas deveria pensar mil vezes antes de mentir mesmo que seja pra praticar o bem, pois a mentira adora "brincar de pique esconde" ou seja adora brinca de se esconder,até que alguém acha e sofra muito mais!
    Há pessoas que mentem pra se achar o "MAIORAL" ou ate por enterese próprio,eu acho que pessoas que mentem para prejuldicar os ourtro ou pra humilhar as outra pessoas deveriao pensar antes de cometer esse ato,pois como toda mentira,ela tem perna curta!!!
    com a ajuda deste texto,vou saber diferenciar uma verdade de uma mentira .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Jaqueline, a mentira só vem nos prejudicar e não nos trás nada de bom.

      Excluir
  13. Bruno Ramiro Vittorazzi - 1° Informática

    Muito bom, esclarecedor e útil, pois devemos aprender essas técnicas para usá-las no dia-dia, porque sem elas ficamos vulneráveis a mentirosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mais você tem a nos dizer sobre a mentira em nossa sociedade Bruno?

      Excluir
  14. Gizelle P. Nogarol 1º M01

    Muito interessante o texto, porque nos ajuda a refletir sobre a mentira. Eu mesma nunca havia parado para pensar porque mentimos tanto, mas hoje em dia é difícil sobreviver sem a mentira. Ás vezes mentimos para não magoar a pessoa que amamos, mas é melhor dizer a verdade para que depois ela não sofra mais e não perca a confiança em você. Eu reconheço um mentiroso pela forma de ele falar, muitos pensam que eu acredito mas estão profundamente enganados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gizelle, mas se amamos você acha que devamos mentir para manter esse amor? Então esse amor não é de verdade, pois onde há mentira o amor não prevalece. Concorda?

      Excluir
  15. Hugo Augusto Pinto- 1° informatica13 de abril de 2012 17:20

    Devemos nos perguntar, pra que mentir? que benefícios nos trará? afinal mentir pode ser uma maneira de aliviar as coisas, mas quando você for desmentido será muito pior, só existe um modo para evitar esse tipo de situação, simplesmente contar a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Hugo. Poucas palavras, porém pontuais e certeiras.

      Gostei dos questionamentos e da provocação filosófica diante do texto! Atitude filosófica sempre.

      Excluir
  16. Karine Rigone 1ºM0214 de abril de 2012 06:51

    Gostei muito do texto!super interessante!!
    Hoje em dia as pessoas estão tao acostumadas a mentir que mentem sem perceber.
    A mentira não é uma coisa boa,apesar de ser necessária as vezas.
    Literalmente ela é uma "arma" que uns usam para se ajudar,alguns para ajudar os outros, e sempre tem também aqueles que usam para prejudicar,enganar,humilhar outras pessoas.
    Hoje também é muito difícil identificar uma pessoa que está mentindo, mesmo com todas essas maneiras de desmascarar a mentira.Ainda assim, acho que a verdade é sempre o melhor caminho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caroline oliveira 1°M01
      Hoje em dia as pessoas acha que pra conseguir alguma coisa na vida tem que se na base da mentira,mais so que não é não porque igual o texto fala se voce de uma piscada errada a pessoa sabe se você esta falando verdade ou mentira,então porisso antes da gente da alguma iniciativa a gente tem que pensa antes de falar.
      mesmo as pessoas lendo este texto mesmo assim elas vão continuar mentindo achando que a mentira e a base de tudo ,e achando que a mentira e o melhor caminho pra se conseguir alghuma coisa na vida...

      Excluir
    2. Realmente Karine, mentimos sem perceber. Sabe porque mentimos sem perceber? Lembra sobre a questão da reflexão filosófica que devemos pensar sobre o que pensamos e que nem sempre fazemos o que queremos fazer e dizemos o que não queremos dizer?

      Excluir
    3. Caroline, e você o que pensa a respeito da mentira? Ela é mesmo necessária?

      Excluir
  17. Kátia Úrsula Davel Camporez 1m03
    Mentir estar sendo um hábito cada vez mais comum entre a população,e indentificar a mentira estar sendo cada vez mais dificil.
    As pessoas mentem para se salvarem, mentem para levar a melhor, mentem para conviver em sociedade, mentem por simplesmente gostarem de mentir.
    Mais será que a mentira vai ser a salvação do mundo?
    Quem mente uma vez, mente duas,e a partisr do ponto em que a verdade surgir, ela sera excluida da sociedade e do meio em que ela convive, pois o mundo esta sepre a proucura da verdade. Mais então é só isso? Não.
    Ser um verdadeiro é um valor que devemos cumprir e respeita-lo, pensando desse modo no quanto gostamos de conviver com pessoas verdadeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário Kátia. Muito boa sua observação.

      Excluir
  18. Lucas Raimundo 1m03
    Eu acho, que quem vive na mentira não tem valor a vida.
    É uma falta de respeito pela sociedade, que depois de descobrirem a verdade e bem pior.
    É mais formidavel que ele enfrente a verdade de cabeça erguida do que a mentira e ser excluido da sociedade.
    Ninguem mais confiará nela.
    Seja verdadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Lucas a descoberta da mentira é bem pior que contar a verdade. Então a verdade sempre.

      Excluir
  19. gostei muito do texto. A mentira está em todo lugar hoje e não é fácil convivê-la no mundo de hoje. Por isso acho que precisamos pensar bem sobre o que falamos e o que os outros falam. Porque uma mentira pode ser decisiva nas relações sociais e nas amizades e está difícil em confiar até nos nossos melhores amigos. Mentir é muito feio principalmente no mundo em que se encontra hoje em dia.
    Caio Henrique 1ºM02

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Caio, devemos pensar muito antes de mentir e na verdade não devemos nem mentir. Concorda?

      Excluir
  20. Sofia Fazolo . 1° INFOR

    Muito show o texto , com ele me basei , que a mentira , nos tempos de hoje , pode trazer tragedias , atravez desse texto , que as pessoas menente pra se sair bem no sociedade , so que esse bem pode ser esgotar de um dia para o outro ... a mentira gera grandes consequências , que vem depois que ela e descobrida , geralmente e sofrimente e o principal aliado ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia, depois que a mentira é descoberta, o que mais além do sofrimento podemos ter por consequência?

      Excluir
    2. podemos , perde a confiança dasas pessoas que mais amamos,
      como amigo ,namorado pai mae e etc...
      sofia 1° INFOR

      Excluir
  21. Lucas da Silva Olivera do 1 M0116 de abril de 2012 14:56

    Gostei do texto, pois a mentira esta em todo o lugar.Muitas pessoas usam a mentira para cresser na vida porisso nos temos que saber com quem estamos vivendo e para nao cairmos nessa devemos saber todos os sinais do mentiroso,pois quando nos descobrimos a mentira nós ficamos muinto magoados com essa pessoa.
    Gostei muito do texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, e nós devemos mentir? Afinal a mentira está em todo lugar não é?

      Excluir
  22. O texto é super interessante.A mentira é um fator que pode ocorrer no dia a dia e que nem notamos que podemos decifrá-la de uma pessoa.Prestarei mais atenção nisso de agora em diante...
    E parabéns pelo Blog...é muito interessante!

    Juliana Aparecida Gonçalves Sufiate 3° EMI Iformática

    ResponderExcluir
  23. Luana Biló Brunelli 1°M01
    o texto é muito bom, porque hoje para descobrir o que é mentira e o que é verdade é difícil. Esse texto ajuda as pessoas a descobrirem quando pessoas estão falando mentira. Mas mesmo assim, tem hora que é difícil descobri se as pessoas estão mentindo. O texto informa que poucas pessoas estão preparadas para identificar um mentiroso, porque requer treinamento e pratica. A mentira, esta fazendo parte de toda sociedade, para isso não devemos acreditar em tudo o que as pessoa falam.

    ResponderExcluir
  24. Barbara 1ºm02
    Adorei o texto!!!
    Hoje em dia é impossivel não mentir, as pessoas mentem a todo momento para se ajudar ou para ajudar os outros , ou para não magoar quem amamos, tem aqueles que mentem para prejudicar alguém e para levar a melhor.É muito dificil saber quando alguém esta mentindo, alguns mentem tão bem que acabam acreditando na propria mentira .
    Mas devemos encarar os fatos de frente, assumir nossos erros e mentir menos porque parar de mentir é quase impossivel.

    ResponderExcluir
  25. Lucas Cevolane 1º Info
    è um texo muito entereçante e nos explica vários fatos de como se aprende a mintir , como é desvendada uma mentira, acho que isso devia ser aplicado na sociedade de hoje por conta desse mal que tanto sofremos, a mentira nao atingi somente a quem fala ou a quem houve e sim a terceiros que se quer estao incluidos na história e sem dúvida vou ultilizar destes métodos para poder desvendar quem mete, abraços até mais..

    ResponderExcluir
  26. Lui Fonseca Do NAscimento
    (1° Informática)
    As pessoas tem que mentir para poder viver bem na sociedade, em algumas religioes mentir é pecado, mas as pessoas mentem para seu proprio bem, ou para o bem de quem esta ao seu redor, porém, a mentira nunca fica para sempre, um dia ela pode ser desvendada. Eu acredito que a pessoa que mente, é insegura, pois nao confia em ninguem, se confiaçe contaria a verdade.
    Há pessoas que tem o habito de mentir, que mentem com uma naturalidade impressionante, elas preferem mentir a contar a verdade, isso pode causar transtorno, brigas, e a pessoa que mente pode ate ser excluida, essquecida por todos, pois ninguem gosta de andar com um mentiroso(a).
    A verdade deveria ser dita sempre, muitas pessoas falam que nao mentem, mas estao mentindo pois todos mentem, isso e natural do ser humano.
    ''mentir é um erro, errar é humano, permanecer nesse erro é burrice.''

    ResponderExcluir
  27. Leidiane Oliveira Varela. 1° info.
    o texto relata muito bem oque vem acontecendo recentemente em nossa sociedade, mentir muitas veses pode ser conciderada uma doença, as pessoas mentem para ajudar ou difamar difamar alguem, em todos os casos, a mentira pode ser descoberta e pode causar a punição da pessoa que mentiu, por exemplo: pode ocorrer brigas porcausa dessa mentira.
    Mentir é cada vez mais normal em nossa sociedade, todos mentem, e vao continuar a mentir, ate que tomem vergonha e falem a verdade.

    ResponderExcluir
  28. Dalva Souza Nascimento 1ºM01

    As pessoas acham que devem usar a mentira para melhorar o convívio com outras pessoas, pois às vezes a verdade pode magoar, mas ninguém quer ser agradado com mentiras, pois ia parecer que ela não agüenta a verdade e isso magoaria mais ainda, mas como o texto mesmo diz a mentira é algo que aprendemos com as pessoas a nossa volta desde pequenos, por isso sem perceber acabamos mentindo.

    ResponderExcluir
  29. Leticia Garcia D' Agostim. 1° Informática

    O texto é muito bom! A mentira é igual a educação vem de berço! Os país são a grande fonte de inspiração dos filhos.As pessoas mentem para cobrirem coisas erradas, ajudar os amigos, difamar os inimigos. Nuncas se conta apenas uma simples mentirinha, para que essa mentira seja efeituada com sucesso é preciso de várias outras sejam inventadas. Isso vai virando uma grande bola de neve até que a pessoa não consiga falar alguma coisa sem modificar a história afetando quem fala, quem ouve e a terceiros que fazem parte do assunto mas não podem se defender. Em nossa sociedade é muito comum ouvir:"A mentira tem perna curta"! essa pequena frase já diz tudo. Quanto mais vamos mentindo mais vamos nos enrolando até que chega a um ponto que a pessoa não tem amigos, nem apoio da família. E ai!Afinal porque as pessoas ainda mentem?

    ResponderExcluir
  30. Ulisses 1 Info
    esse texto tem como objetivo para mim , de fazer as pessoas desvendar o seu próximo se esta mentindo ou não.
    A mentira vem desde que nos eramos crianças e não sabemos como apedemos a mentir.
    Agora quando uma pessoa for tentar mentir para mim vou repara em suas reação e vou desvem-dala.
    "SÓ NÃO PODE DESMENTIR O ALUNO QUE FALOU QUE ESQUECEU DO DEVER DE CASA"KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  31. Lucas Barbosa de Oliveira 1º Informática

    Achei muito interessante, pois hoje em dia a mentira provoca separação dos casais e os filhos mentindo para seus pais provocando a desconfiança. O que você fala com uma pessoa aqui chega outra coisa no a ouvida de outra. Espero perceber agora quando uma pessoa esta mentindo

    ResponderExcluir
  32. Claudio Machado Mesquita Junior 1ºM0125 de abril de 2012 15:26

    A mentira é um mal hábito, considerado até de pecado, pois o diabo é o pai da mentira.
    Por ser um hábito comum foi considerado por alguns o dia 1º de Abril dia da mentira.
    A mentira socialmente tem uma importância muito grande, pois se não fosse a mentira casamentos seriam desfeitos, negócios não seriam fechados, amizades seriam quebradas.
    digamos que seja um “jeitinho brasileiro“ de resolver as coisas.
    há pessoas que tem o hábito frequente que são chamadas de mentirosas, mas há pessoas que não tem o hábito constante contudo mentem.
    Não se pode resolver problemas definitivamente com mentiras, a mentira é uma falsa sensação de problemas encoberto, mas quando é descoberto o ámplito é maior.

    ResponderExcluir
  33. O texto em questão é muito interresante. Na sociedade em que vivemos mentir se tornou algo comum que na maioria das vezes nem gera muita importância, mas o mentiroso não tem consciência das conseqüências que aquela ‘mentirinha boba’ pode trazer, e na maioria das vezes ela gera problemas muito maiores do q se tivesse dito a verdade ‘nua e crua’.

    Daniela Ribeiro 1°M01

    ResponderExcluir
  34. Gean Moreira

    1º M02

    Muito interessante o texto , no mundo em que vivemos na maioria das vezes nos esforçamos para conseguir algo que a gente goste muito , então as pessoas fazem o que for preciso para realizar tal coisa e é nesse momento que se é usado a mentira , hoje em dia a mentira faz parte do nossa vida muitas vezes pelo mal e muitas vezes pelo bem , ela geralmente traz bons resultados mas esses resultados são ilusórios pois se descobertos pode se tornar em um problema muito sério! Más vai depender da forma que a pessoa foi "criada" para que ela diga uma mentira ou não , pois muitas pessoas mentem com muita facilidade e não tão nem aí , já outras tem muita dificuldade em mentir e quando tentam mentir e fácil de se identificar a partir dos aspectos citados acima isso torna a mentira uma coisa muito relativa .

    ResponderExcluir
  35. Daniele Meneguete
    1M03
    Muitas pessoas usam a mentira na sociedade,para se dar bem só que não pensam nas consequências no dia a dia,as pessoas acham que a mentira pode dar um jeito nas coisas,mais na verdade não é assim.
    Algumas pessoas preferem a verdade, mesmo sabendo que la na frente tudo pode der errado,prefere deixar as coisas do jeito que é.
    Como diz no texto:"Nosso cérebro não aceita a negação. Quando a pessoa mente, está negando a verdade, e alguma parte da sua expressão facial ou do corpo vai denunciá-la..."
    Na verdade isso é uns dos aspectos para sabermos o que é verdade ou não.
    Na sociedade a mentira está cada vez mais próximos de Nós.

    ResponderExcluir
  36. LEONARDO ZANON LIMA 1M02 adorei.... com tantas pessoas que conhecemos nunca iremos saber se ela esta dizendo a verdade ou a mentira, ex: augumas pessoas gostan de dizer verdade com uma pitada de mentira, e outras gotan de dizer so mentiras que parese verdade...
    na sociedade não seria o que e hoge se não ouveser mentiras

    ResponderExcluir
  37. Samara Dorighetto Cogô. 1° info.
    Em nossa sociedade, todos mentem para conviver bem com as pessoas que estao proximas. A mentira tem perna curta, e nao fica impune pra sempre, uma hora a verdade vai aparecer. E o texto nos ajuda a revelar algumas dessas tais lorotas que ocorrem no nosso dia-a-dia.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  38. Marlene do Carmo Poppe Gomes 1M03
    eu gostei muito porque isso ajuda que as pessoas pare de mentir e faça que conte a verdade sempre e faz com que elas saibam que a mentira não é bom pra vida deles porque se mentirmos hoje depois sua vida toda se torna uma mentira.
    beijos!

    ResponderExcluir
  39. Daniele da Silva 1M03
    gostei bastante porque isso servi de lição para todos aqueles que não tem juizo na cara e fica saindo mentindo por ai e também fazend muita junte sofre por causa de sua mentiras uma dica eu do nunca mentem porque se ficam sozinhos nesse mundo e depois niguém acredita mais em você.
    beijs!

    ResponderExcluir
  40. Carolina Manhago 1M03
    o texto é muito interessante porque ajuda muito gente a ver que sua vida não é baseada numa mentira porque se mentir hoje mentiremos amanha também e ai vai e a mentira aumenta então quero que todos saibam e que aprendam a não mentir e sempre falar a verdade.
    beijos!

    ResponderExcluir
  41. Um texto muito útil e inteligente. Penso que em algumas pessoas a mentira já virou um costume, tanto que essas pessoas nem conseguem falar a verdade as vezes , pois mentem tanto que as outras pessoas que acreditam quando descobrem tais mentiras , ficam tristes , nervosas , e principalmente magoadas , então qual o por que da mentira? Acho que a mentira não é uma coisa necessária a ser dita, a verdade nos fatos é bem melhor mesmo que seja por um lado ruim de contá-la a pessoa , é melhor . O que falta em muitas pessoas hoje em dia também é a sinceridade com os outros , pois muita das vezes algumas pessoas são falsas com as outras , isso é muito comum de acontecer , mais quando quem sofre a tal falsidade descobre fica mal, a falsidade, a mentira não são coisas legais de se fazerem ou falarem com ninguém . Então na minha opinião os praticantes dessas ações de muito mal gosto deveriam parar com isso , antes que virem uma bola de neve e possa prejudicar a própria pessoa . Infelizmente temos que lidar com mentiras no nosso dia-a-dia , penso que o mundo seria bem melhor sem mentiras , sem falsidades , e atos de má fé . Então pense bem antes de falar mentiras , porque de certo modo a verdade sempre será o melhor caminho. Leve isto em Consideração na vida !

    Gustavo Fernandes " 1°M03 João Bley "

    ResponderExcluir
  42. Você pode mentir hoje,amanha e sucessivamente mas uma hora alguém vai descobrir,ex:você mente para alguém uma hora você vai ter que contar a verdade para aquela pessoa.
    Então pense bem o que você vai falar leve isso como dica.
    Lucas vieira santesso "1°logística

    ResponderExcluir
  43. Karolyne Pìovezan 1ºM0230 de abril de 2012 12:20

    Eu achei o texto muito interessante .
    ha pessoas que estao tao acostumadas a mentir, que acham um habito natural, e normal mentir ,mais mal sabem que podem machucar muito mais quando a verdade chegar, pois a mentira só dura enquanto a verdade nao chega ! e quando ela chegar o estrago vai ser maior.. e muitas pessoas dizem que mentem porque amam, mais se amassem mesmo não metiam!

    ResponderExcluir
  44. Gilcilei Coleta da Silva, Gilcinei Coleta da Silva e Icaro Padovani de Oliveira Vieira 1º 01/1º 0230 de abril de 2012 13:56

    O texto é intessante mas não me chamou muita atenção por que não gosto muito deste tipo de assunto... Mas uma coisa que eu realmente me chamou a atenção foi essa parte que disse: “A mentira é aprendida na infância”, realmente a mentira é aprendida na infância ainda mais nos dias de hoje onde jamais pode se confiar em alguém, onde sempre você mente e é enganado. Na minha opinião a mentira as vezes é necessária claro na maioria das vezes desnecessárias, mesmo assim isto é um extinto humano para nos defendermos de coisas que nos incomodam ou algo que nos envergonhe.

    ResponderExcluir
  45. O texto é muito bom e útil pois hoje em dia esta difícil de se confiar em algumas pessoas então ao ler este texto aprendi como identificar uma mentira, aposto que vai ser bastante útil.

    Icaro Padovani de Oliveira Vieira 1º - 02

    ResponderExcluir
  46. Caio César Dias Pereira - 1º EMI Logística30 de abril de 2012 17:11

    O texto apresentado é muito interessante. Ensinar a não mentir é uma das responsabilidades dos pais, com certeza. A criança é moldada como um vaso de barro. Depende de quem são os artesãos. Se viver num ambiente onde todos fazem valer a verdade de uma maneira natural, a criança incorporará a verdade como um dever, aconteça o que acontecer, esteja onde estiver, assumirá seus atos negativos.
    A mentira é nociva ao ser humano, uma vez que pode conduzir ao vício e a pessoa que mente passa a acreditar na sua própria mentira, causando danos para si e para o próximo.
    Observei que foram abordadas várias situações de mentiras, entre elas aquelas usadas para se desculpar de alguma situação, uma vez que se falasse a verdade poderia resultar em conflitos ou situações embaraçosas. Essas chamadas “mentirinhas” podem, de repente, atingir a consciência e trazer futuramente um mal estar a esta pessoa.
    Concordo com o autor quando ele diz que “é praticamente impossível um ser humano viver em sociedade sem usar a ferramenta da mentira em algum momento da vida”, mesmo sendo uma “mentirinha” como dizemos.
    As dicas sobre o comportamento e reações do mentiroso são bastante pertinentes e nos ajuda a ficar mais atentos diante de certas situações em nossa vida. Devemos estar atentos, pois existem pessoas com desvio de caráter e que mentem descaradamente, prejudicando pessoas inocentes.
    Que bom seria se nunca tivéssemos que mentir!

    ResponderExcluir
  47. O texto é muito interessante. Hoje em dia, é muito difícil ver quem mente, e quem fala a verdade, as vezes mentimos para não magoar uma pessoa, ou para ajudar alguém, mas logo depois e mentira é descoberta. Como o texto fala, há maneiras para identificar uma mentira, mas é difícil perceber isso nas pessoas, porque algumas pessoas já estão tão acostumadas a mentir, que ela sabe direito como agir em uma mentira. A pessoa começa a mentir, desde criança, algumas vezes por influência dos pais e vão levado isso pra vida toda. Então, temos que acreditar menos em algo que nos é contado, pensar antes de acreditar, pois cada dia que passa as pessoas vão mentindo cada vez mais, e sermos mais sinceros em algumas situações.

    Raniele Fioresi 1ºM 03

    ResponderExcluir
  48. Nada justifica uma mentira , seja qual for a sua intenção , segundo o texto nós começamos a mentir ainda na infância e nós aprendemos a mentir com nossos próprios pais , pois os filhos se espelham neles, e se os pais são responsáveis cria filhos responsáveis e éticos.
    Há ainda pessoas que mentem só para se auto valorizar ou se destacar em meio de pessoas mais populares, há também quem minta para fazer novas amizades ou relacionamentos, mais mesmo assim nada à justifica, apesar de fazer parte de nosso cotidiano mesmo que não percebemos ela está lá. Sem a mentira algumas populações entrariam em confronto uma com as outras .

    Marcos Alexandre Christo 1° M01 " João Bley "

    ResponderExcluir