domingo, 3 de junho de 2012

Ética, Moral e Direito - Tema para discução.


Trabalho extra para os terceiros anos Integrados e Regulares. Data final: Dia da avaliação Trimestral de Filosofia.


 Videos para alunos dos terceiros anos Regulares e Integrados. 

Construir um relatório com base nos 3 videos relacionando com o tema liberdade. 



44 comentários:

  1. Princípios humanos
    A moral e a ética são contextos parecidos mas não iguais, a ética é um conceito”internacional”, mundial como a paz mundial, a igualdade entre todas as pessoas , por sua vez a moral é um conceito onde a pessoa analisa a situação e depois decide o que vai fazer, tendo em mente o que é certo e o que é errado e toma suas decisões encima do que ele acha certo ou errado dentro da sua concepção moral.
    Existe uma grande diferença também entre a moral e o direito, sendo assim as normas morais parte da convicção de cada pessoa do que ele acha certo ou errado, já as normas jurídicas tem que ser obedecidas por todos, correndo o risco de quando descumpri-las sofrer penalizações. A moral não segue um conjunto de regras, mas aquilo que a pessoa aprende desde que ela é criança como verdade , isso acaba se tornando uma verdade para ela. Já o direito segue um conjunto de regras que vai beneficia não somente algumas pessoas mas uma população inteira quer elas concordando ou não.
    O ser humano tem a consciência moral em relação aos outros animais, pois ele pode refletir sobre suas ações e formar uma decisão sobre as suas ações passadas , presentes e pensamentos futuros, podendo escolher o que é certo ou o que é errado dando a si o conceito de liberdade .Mas será que somos todos livres ? Na minha opinião o ser humano não é livre pois ele está sujeito a imposição de regras, tempo, limites,etc. Sendo assim cada grupo étnico produz seu conceito de moral, através de suas regras morais dependendo dos valores reconhecidos naquela sociedade, então desde pequeno a criança começa a assimilar o que é certo e o que é errado ,o que é bom e o que é ruim.


    Quintiliano Paquini Nery
    3º EMI em Imformática

    ResponderExcluir
  2. - A ética ( do grego: costume, comportamento) é a disciplina filosófica que busca refletir sistemas morais elaborado pelo homem buscando compreender a fundamentação das normas de cada sistema moral. Tem como objeto os juízos de valor que distinguem entre o bem e o mal, é o principio, é permanente, é universal, é regra, é teoria. Já a moral, é um conjunto de normas que orienta o comportamento humano, tudo com base em alguns valores próprios de uma determinada comunidade, é a conduta, é temporal, é cultural, é conduta da regra, é a pratica.
    - Moral e direito são estabelecidas pelos membros da sociedade, são normas que devem ser seguidas por todos, para uma melhor convivência. Normas Morais - Intimas de cada individuo. Normas Jurídicas (conta com a força do estado)- devem ser compridas havendo a decisão do individuo ( ou seja nesse caso entra a liberdade, onde o individuo é livre para escolher o certo ou o errado).
    - Liberdade: Você é livre para fazer suas próprias escolhas, está ciente do que está fazendo, dos riscos que poderá enfrentar, mesmo com tantos fatores morais atuando em cada indivíduo, todos somos livres a escolha, se seguimos ou não a esses fatores.
    - As transformações das normas morais- os indivíduos recebem os valores culturais desde pequenos, assim vão assimilando o de que é bom e o de que é ruim, e será de acordo com esses valores que ele passará a julgar como bom ou mal o seu comportamento e o dos outros. Apesar da moral ter um caráter social ela também tem um aspecto pessoal, a partir desse aspecto, o indivíduo muda o seu jeito de pensar, diferenciado da sociedade em que vive.

    DÉBORA ROSAS PETERLE - 3º INFORMÁTICA

    ResponderExcluir
  3. Dentro da filosofia temos os conceitos a ética e a moral
    -a etica reflite sobre a moral visando diferenciar o bem do mal realizando com igualdade pelo ser humano.
    -E o conseito moral é um conseito de normas baseando em valores próprios e a forma de conduta de uma comunidade.São principios humanos que o individuo analiza e faz o que acha certo levando em conta sua consepção moral.
    -Moral e direito são normas,obrigações e deveres exigidos de um determinado lugar,onde se deve obedeçer normas morais que vem de cada individuo,
    -normas juridicas são obrigatórias havendo a decisao do individuo,podendo usurfruir da sua liberdade,levando em conta o que acha certo ou errado.
    -direito são regras que beneficia não apenas um,mais sim um todo
    levando em conta a liberdade ser livre para aceitar e fazer suas proprias escolhas,porém não somos completamente livres,devemos seguir regras e limites exigidos pela sociedade.
    -as pessoas aprendem os valores culturais desde crianças a prendem a distinguir o certo do errado e com isso julgar seu próximo pelo seu comportamento.Cada um grupo de uma sociedade cria seu próprio conseito étinico atravéz das regras de uma sociedade



    Dayrane Leonara Pereira do Nascimento Correia
    3°MO2

    ResponderExcluir
  4. A Ética é a “vida mora pensada”, pois, reflete criticamente no que a moral estabelece. A moral é o conjunto de regras concretas.
    A ética é a disciplina filosófica onde refleti criticamente a moral, para assim por em pratica se for o correcto.
    A ética é importante por que respeita os outros e a dignidade humana
    A moral é o conjunto de regras, normas de uma sociedade ou região, é importante porque há muitas pessoas que desrespeitam as leis e são de um instinto mal.
    A Moral é importante por que não temos piloto automático e nossa sociedade é muito cruel. A moral é um conjunto de conduta.
    A Moral e a ética são temporais, ou seja, ao longo do tempo se vai modificando, evoluindo, por que estão abertos a novos conceitos e criticas.
    A moral não pensa na Liberdade e na dignidade do individuo, e a ética tem como ponto de partida esses dois valores.
    Liberdade significa o direito de ir e vir, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.
    A liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade.
    Segundo a filosofia, liberdade é o conjunto de direitos de cada indivíduo, seja ele considerado isoladamente ou em grupo, perante o governo do país em que reside; é o poder qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei.

    ResponderExcluir
  5. A ética e moral são diferentes, mas andam juntas, uma acompanha a outra. A ética é universal, tende ao bem estar social entre as pessoas e se encontra em alinhamento com as suas relações. A moral, é bem individual, sendo própria de cada indivíduo.
    Sendo assim, a moral depende também do tempo que esse indivíduo se encontra, ela sofre mudanças conforme o tempo passa, a forma de vida muda, e a ética acompanha. Na política funciona igual, porém a moral do indivíduo, na minha opinião, tem mais peso que a ética ele segue, afinal, não adianta ter o que se seguir se não seguir aquilo, quero dizer, praticar aquilo.
    Os nossos direitos também são direitos de outras pessoas, ou seja, o direito atinge um grande número de pessoas também, junto com as obrigações e leis a serem seguidas.
    Entretanto, todas as pessoas são livres, elas escolher ser ou não ser, fazer ou não fazer. A pessoa já nasce com isso, sua razão é quem dirá como ela vai usar essa liberdade, expressando sua moral, seguindo uma ética, levando em conta que seu modo de ver o mundo sempre irá mudar com o tempo, pois desde de seu nascimento a pessoa já recebe diversos ensinamentos, que vão fazer parte da vida desta pessoa ou não, isso é a escolha de cada um...

    Tiago Mello (3º Info)

    ResponderExcluir
  6. Ética, moral e direito
    Embora a ética e a moral sejam usadas em alguns contextos como sinônimas, há distinções entre elas. A ética vem do grego ETHIKOS(costuma,comportamento),é a disciplina filosófica que busca refletir sistemas morais elaborados pelo homem buscando compreender a fundamentação das normas de cada sistema mora. De acordo com o dicionário filosófico a ética é a ciência que tem como objeto os juízos de valos que distinguem entre o bem e o mal. Ja a moral é um conjunto de normas que orientam o comportamento humano, tendo como base os valores próprios de uma dada comunidade.
    Ética e moral são temas que englobam bastante assunto: a ética tem conteúdo universal e parte do principio da igualdade dos seres humanos e dos seus direitos inalienáveis a paz, bem estar e a felicidade individual e coletiva e a moral ja é particularista,profundamente vinculada e identificada com grupos religiosos, nacionalistas... Ou seja ética é: principio, permanente, universal, regra e teoria e a moral é conduta, temporal, cultural, conduta da regra e prática.
    Moral e Direito:Moral e direito são estabelecidas pelos membros da sociedade, são normas que devem ser seguidas por todos, para uma melhor convivência. Norma moral: ntimas de cada individuo.Caracterizada pela liberdade, depende da escolha individual. Norma jurídica: devem ser cumpridas havendo ou não a decisão do individuo a elas sobre a pena de punição do estado em casa de desobediência, conta com a força do estado.
    Liberdade: é a base da conduta moral. Liberdade, em filosofia, pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Sob a primeira perspectiva denota a ausência de submissão, servidão e de determinação; isto é, qualifica a independência do ser humano. Na segunda, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição dos comportamentos humanos voluntários.
    Virtude: da origem VIRTHUS - é a qualidade ou a ação digna do homem.
    As transformações das normas morais- os indivíduos recebem os valores culturais desde pequenos, assim vão assimilando o de que é bom e o de que é ruim, e será de acordo com esses valores que ele passará a julgar como bom ou mal o seu comportamento e o dos outros. Apesar da moral ter um caráter social ela também tem um aspecto pessoal, a partir desse aspecto, o indivíduo muda o seu jeito de pensar, diferenciado da sociedade em que vive.

    E tem uma parte que mostra uma fala de Aristóteles, que eu achei bem interessante:
    - " a característica específica do homem em comparação com os outros animais é que somente ele tem o sentimento do bom e do mal, do justo e do injusto e de outras qualidades morais". Ou seja o homem é um ser moral, um ser que avalia suas ações á partir de valores, ele sabe o que é certo e o que é errado, e dentro de um contexto o que é justo e o que é injusto, é um ser racional.

    Bruna Dip Vargas - 3° Informática.

    ResponderExcluir
  7. Segundo os filósofos da antiguidade a ética seria instituída como um comportamento virtuoso em conformidade com os fatores sociais. Os seres humanos seriam de natureza racional cujo suas virtudes se manifestariam pela razão que comanda as paixões.
    De acordo com os pensadores a ética é um principio, a moral é uma conduta,a ética é permanente é uma coisa que começa e termina na vida de uma pessoa já a moral é uma coisa temporal que começa na vida de uma pessoa mas com um tempo ela muda, ética é universal, de todas as pessoas do mundo,a moral é cultural ,é uma coisa de cada um segue ou não.
    Segundo a filosofia a palavra ética é a ciência que tem como objetivo o juízo de valor que distingue entre o bem e o mal. A ética é considerada superior a moral, a moral é historicamente datada em suas formas de acordo com as transformações da sociedade.

    ResponderExcluir
  8. A existência do ser humano e suas relações com outros indivíduos na sociedade são determinadas por esses três fatores: Ética, moral, direito e liberdade.
    A ética é mais abrangente, assumindo valores universais que representam a busca pelo "ideal".
    A moral constitui-se de valores mais restritos que sofrem influência da comunidade em que o homem está inserido, de sua cultura, dos interesses de terceiros, de sua realidade socioeconômica e da ética.
    O Direito, por sua vez, assemelha-se à moral no sentido de defender valores que contribuem para construção de boas relações de convivência na sociedade, varia de acordo com os costumes de cada população e também sofre alterações concomitantes às variações que ocorrem em determinada sociedade, diferindo-se no sentido de ser expresso em documento formal e culminar, ou não em punições para os desvios das normas comportamentais.
    A Liberdade é fundamental no exercício dos três fatores descritos, assumindo-se que o homem deve tê-los como alternativa prática em sua conduta social.
    Particularmente, acredito que o homem sempre tem as ações éticas e morais como alternativa (e nunca deixará de ter essa liberdade) admitindo-se que nenhum resultado pode ser pior que os gerados pela conduta imoral e antiética.



    Valquíria Fernandes Oliveira
    3º M02

    ResponderExcluir
  9. João Guilherme Schwartz 3ºm012 de julho de 2012 19:08

    O homem moderno, para viver em sociedade depende muito de valores morais e éticos para que suas relações com outros indivíduos mantenham-se no minimo respeitáveis.
    A ética é algo mais abrangente, é o conceito do bem na visão de toda uma sociedade, não é o viver, e sim conviver. já a moral é um conceito mais individual, que se aprende em casa dese o inicio da vida, é o que seus pais te ensinam.
    esses conceitos são fundamentais em uma sociedade moderna, e mesmo que muitas vezes não sejam respeitados, são valores que explicitamente impõem ordem na sociedade.

    ResponderExcluir
  10. Davi Vittorazzi Salvador 3ºmo12 de julho de 2012 19:26

    Na sociedade, a moral e a ética são extremamente fundamentais pois são elas que definem a ordem, ou seja, o que é certo e o que é errado.
    De certa forma a ética e a moral se diferenciam:
    A ética abrange mais a sociedade como um todo, ela discute o bem comum ao contrario da moral, que leva em consideração o pessoal, ou seja, o que cada um aprende que é certo.
    Portanto, a ética e a moral são coisas distintas, mas que desempenham juntas um grande papel na sociedade.

    ResponderExcluir
  11. Fábio Folli Coreia 3ºM01
    Bom todos nós temos direitos e deveres perante a sociedade e todos esses aspectos relacionados a liberdade.
    Todos temos nossos princípios que dependendo de nossa moral e ética classificamos o que é certo e o que é errado e isso depende do jeito em que cada individuo foi criado e cada valor que ele acha mais certo.
    Mas cada atitude tem que ser muito pensada antes de ser feita pois podemos estar fazendo uma coisa errada e podemos prejudicar alguém e que cada pessoa pensa diferente pois cada individuo tem seus valores.
    Portanto cada um classifica seus valores dependendo do que ela acha mas temos que ter tolerância pois cada atitude tem um gral de liberdade.

    ResponderExcluir
  12. Ética e moral tem significados distintos. A ética engloba um conjunto, ou seja, todas as pessoas tem que estar em harmonia, para que hoje um bom entendimento social. Já a moral, ela é bem pessoal, porque cada indivíduo sabe exatamente qual decisão tomar, por meio da razão. Moral e razão estão muito ligadas, assim como a moral também está muito ligada a situações cotidianas que certo ser esteja passando. Ou seja, eu acho que o ser humano passa por modificações ao decorrer de sua vida e ele é “livre” pra fazer o que bem entender, desde que esteja dentro de sua liberdade, que é limitada, porque liberdade vai até o ponto em que você não interfira na liberdade do outro. Os seres humanos têm direitos e deveres a serem seguidos que são iguais para todos. E com eles, a ética e a moral devem andar juntos...

    ResponderExcluir
  13. Em nosso cotidiano nos deparamos com situações que envolvem um julgamento moral da realidade. A nossa decisão será tomada de acordo com o que consideramos justo, ou moralmente correto.
    Cada grupo social assimila determinadas normas de condutas, que constituem a moral. Apesar de parecerem conceitos sinônimos, ética e moral possuem significados diferentes. A moral estabelece princípios que orientam o homem para uma ação moralmente correta, ela reflete os interesses das elites e muda de acordo com as transformações da sociedade. Já a ética é um estudo sistematizado das diversas morais buscando explicar o conhecimento sobre o ser, para construir aquilo que dever ser.
    Buscando organizar e regulamentar a sociedade, foram criadas normas morais e jurídicas. Elas devem ser seguidas desejando desse modo obter uma melhor convivência entre os indivíduos. Diferenciam-se entre si, pois as normas morais são cumpridas a partir de conceitos estabelecidos pelo indivíduo. Já as normas jurídicas são impostas à sociedade e devem-se ser cumpridas.
    A moral depende da escolha individual para se fazer aceita e ser cumprida. A consciência moral e a liberdade estão intimamente ligadas. Pois uma só tem sentido se a ação realizada, por praticada em liberdade. A questão é: Nos dias atuais somos livres para decidir sobre o que queremos? Vivemos em um mundo cercado de normas e leis que nos impõe regras a serem seguidas, a liberdade nesse ponto não deixa de existir? A resposta a essas perguntas dependerá da consciência moral de cada pessoa.

    Jocineia Partelli Pessin - 3º EMI Logística

    ResponderExcluir
  14. Sempre quando falamos em sociedade e nossas relações ao nosso meio, estamos envolvidos com a ética e a moral.A ética são valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.O importante é que, nós, como seres que vivemos em sociedade devemos ter nossos valores para uma melhor convivência.

    Renato Célio Cossetti Júnior - 3º M 01

    ResponderExcluir
  15. Os vídeos diferenciam ética de moral, define ética como comportamento, principio, permanente, universal, regra, teoria e ciência, enquanto moral é uma conduta especifica, temporal, cultural,pratica e conduta de regra.
    A ética é considerada superior e maior que a moral, a ética é universal, serve para todos no mundo. Já a moral se diferencia em cada local, o que no Brasil é moral, na China não é, mas a ética em ambos locais se define igualmente.
    Pode-se ver então que só somos morais,quando seguimos regras, julgadas pela sociedade como caretas. Isso só se aplica ao ser humano, porque é o único capaz de seguir regras, diferenciando o bem e o mal.
    ELAINE CAMPANHA THIÊNGO 3ºLOGÍSTICA

    ResponderExcluir
  16. Liberdade é o que chamamos de independência do ser humano ,a capacidade que possuímos de ir e vir e os direitos que temos na vida e na sociedade.
    E devemos ter consciência do que fazemos em virtude do bem ,a virtude são características dos hábitos que vivemos no dia-a-dia para o caminho do bem,onde particularmente temos que ter força ,coragem,e poder de agir,para a integridade da mente .
    Porque acho se nos tivéssemos virtude o caminho sera mais vantajoso.E com mais tranquilidade e calmo.Mais o caminho mais difícil é esse por que parece que afligem as outras se nos seguirmos o caminho certo.
    Andressa Silva Dos Santos 3°EM01

    ResponderExcluir
  17. A liberdade é absoluta.quando viemos ao mundo,ele já existia,com as suas leis,as outras pessoas,temos uma liberdade condicionada por tudo o que existe além de nós.a vida humana é um mecanismo de escolha,preferencia e adiamento.Qualquer escolha é também uma exclusão.A liberdade pode ser negativa, ou positiva e ela ajuda a guiar o ser humano a independência,na maioria das vezes pessoas acham que a independência é sair de casa e fazer tudo que tem vontade e não é assim,devem ser seguidas as regras básicas da ética por que a ética ela é associada aos valores morais que dos comportamentos humanos em sociedade,e a pessoa tem que se enquadrar na moral que são os costumes,as regras de cada sociedade,por que eu acho que sem a ética e a moral não conseguimos viver tanto em sociedade,como no meio familiar.temos os nossos modos de ser que são a ética.já a moral são os costumes. com isso entendi que se tivermos a ética e a moral,podemos viver a nossa liberdade,correndo atrás de coisas boas,mas sabemos que tudo que é bom as vazes também é ruim.ir sempre para o lado positivo e seguir em frente. nome;giovanna viana fraga 3m01.

    ResponderExcluir
  18. Em ambos os vídeos foi possível um entendimento de filosofia moral que busca discutir e interpretar os valores de cada indivíduo ou de acordo com a sociedade em que vivem. Um exemplo verídico deste fato seria as atitudes negativas tomadas por determinada pessoas tendo como base a sociedade em esta inserida, um exemplo ruim, que pode futuramente acarretar em maiores conseqüências. Neste caso entra ainda liberdade, também citada nos documentários, pois se este determinado ser não aprende o conceito de limites ou do que é certo ou errado pode prejudicar outras pessoas, mas isso seria entendido como violação dos direitos, já que, entende-se que a liberdade vai até o ponto em que não cause desconforto ou problemas para os outros.

    Lessa Lopes - 3º Logística

    ResponderExcluir
  19. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
    A moral tende para o mesmo fim do Direito. Os princípios e os fins da moral relacionam-se com o bem estar social, o respeito e a entreajuda mas também com fins pessoais, Como o Homem é uma ser social e uma pessoa, a moral reúne estas duas disposições, a social e a pessoal.
    O direito tem carácter coercivo, a moral não. O direito é um conjunto de leis que estabelecem a regular os limites das condutas sociais e também estabelecem as punições devidas para quem violar essas leis. Violar as normas morais não acarreta prisão ou outra punição, excepto a culpa individual ou o mal juízo social.

    Catarine Guizrdi 3º M02

    ResponderExcluir
  20. Ética tem haver com o “bom” é o conjunto de valores que apontam qual a vida boa na concepção de um individuo ou de uma comunidade. Moral tem a ver com o justo, é o conjunto de regras que fixam condições de convivência com respeito e liberdade. Liberdade consiste em fazer tudo o que não prejudique aos outros, a liberdade de cada um termina aonde começa a liberdade de seu semelhante. Éticas cada qual tem e vivi de acordo com a sua; moral é que torna possível que as diversas éticas entre si, sem se violarem se sobrepõem umas as outras e por isso a moral prevalece sobre a ética.
    As duas coisas são indispensáveis sem moral, à convivência é impossível sem ética não haveria valores em nós mesmos.
    Marina Arêas Andrade 3°m02

    ResponderExcluir
  21. O ser humano busca em sua vida liberdade para seus pensamentos e suas ações, mas para que saiba distinguir o que é certo e o que é errado precisa ter em si princípios éticos e morais.
    Vemos, porém inúmeros casos em que a moral e a ética não se fazem presentes. Para que haja uma mudança de comportamento em todo o mundo é necessário que os pais ensinem aos seus filhos desde pequeno, valores como respeito, justiça e honestidade, e que estes valores sejam exercidos pelos pais a partir de agora, pois o mundo clama por mudanças.
    Independente de qual parte do mundo estivermos, agir com ética é essencial para que sejamos seres humanos livres para agir e pensar.Assim, todos viverão melhor sem ter seus direitos feridos e melhorando a vida em sociedade, abolindo práticas sociais inadequadas do ponto de vista ético e moral.
    Viviane Santos Corrêa Beneta
    3ºLOG.

    ResponderExcluir
  22. No mundo em que vivemos hoje tudo gira em torno da moral e da ética. Pois são as mesmas que fazem com que a sociedade tenha uma organização, para que todos consigam um melhor entendimento da sociedade. A ética é o que precisamos ter na sociedade para que assim consigamos viver em harmonia, com organização, respeito. Já a moral é o que você pensa entre o ser certo e o ser errado, o seu modo de agir e pensar das coisas. Mas na verdade nem a ética vive sem a moral e nem a moral vive sem a ética, pois as duas formam juntas um conjunto, uma complementação.
    Isabela Coradini Lopes – 3ºM01

    ResponderExcluir
  23. Os vídeos acima relatam de uma forma mais ampla, o significado de ética, moral e liberdade dentro da filosofia e principalmente no convívio da sociedade como um todo.
    Pois a ética e a moral caminham juntas, pois elas que definem uma relação harmônica entre os seres semelhantes, classificando as coisas como boas ou ruins. Dependendo da concepção de cada um, e principalmente os valores hereditários.
    A ética e uma espécie de controladora de um conjunto, sendo aquilo que praticamos para todos verem, e existência da ética e basicamente para tentar chegar em um acordo comum, ou seja, ela age em conjunto. Diferentemente da moral que por sua vez tem como base o individual, a moral ela problematiza, discute tentando estabelecer uma interpretação dos valores, buscando compreender o caráter de cada pessoa, a maneira como se comporta perante as atitudes dos semelhantes.
    A liberdade consiste em fazer o que se deseja, dentro de um limite imposto pela sociedade, pois somos livres para tomar as atitudes desejadas dês que minhas atitudes não atrapalhe o próximo, a liberdade acaba quando começa a liberdade do próximo.
    Portanto a naturalidade da existência moral esconde a essência da ética o fato dela ser criação histórico-cultural. Ela acontece para garantir a manutenção dos padrões morais através do tempo e sua continuidade de geração após geração.
    GESSICA DIAS 3º m01

    ResponderExcluir
  24. O seu Humano necessáriamente preisa de seus valores éticos. Onde cada um tem sua forma de expressao e seu lugar. Moral e ética tem coligaçao uma com a outra mas não tem o mesmo significado. Onde na maioria das vezes precisamos ter ética para ter moral e se você tem esses dois geralmente você tem a sua liberdade para fazer o que quiser. Quando se tem ética as coisas ficam tudo mais fácil, pois sendo assim as pessoas tem educação para resolver tudo de uma forma melhor. etica também significa educação; Precisamos destes dois aspectos para vivermos uma sociedade mais justas onde cada um sabe dos seus direitos e valores. Gostei dos videos achei muito interessante pois ele faz parte do nosso dia a dia onde todos deveriam fazer a sua parte, isso sim é ética e moral.
    Letícia Guizardi 3º M02

    ResponderExcluir
  25. Hoje em dia a ética e a moral é essencial para uma vida em sociedade, ela ensina os direitos e os valores que temos dentro da sociedade e que somos livres pra fazer o que bem entender, desde que não interfira na liberdade do outro.
    Os três vídeos mostra os conceitos de ética e moral, ética no conceito citado nos vídeos é um estudo sistematizado das diversas morais, buscando explicar o conhecimento sobre o ser, para construir aquilo que deve ser, e a moral estabelece princípios que orientam o homem para uma ação moralmente correta, ela reflete os interesses das elites e muda de acordo com as transformações da sociedade.
    Os vídeos nos ensina que ética e moral são essenciais para que exista um entendimento e uma convivência melhor da vida em sociedade.Jéssica Dorighetto Fioreze 3°LOG

    ResponderExcluir
  26. o que sao a etica e a moral para um grupo,uma sociedade?qual a diferença entre elas?e elas tem o mesmo valor em todas as sociedades em todos os grupos sociais? Bom a etica é a visao do certo em uma sociedade do que aquele grupo acha que é o correto de ser exercer,já a moral é algo mais individual,é aquilo que você aprende em casa,aquilo que voce tem como certo,podemos incluir ai a religiao uns acham que o espiritismo é o certo outros o catolicismo,isso é moral algo que você tem como certo,a etica pode mudar de sociedade para sociedade,mais a moral pode ser totalmente diferante para indivíduos de uma mesmo sociedade.

    Angelo 3 Logistica

    ResponderExcluir
  27. Os videos nos mostram diferenças entre ética e moral onde ética é a disciplina filosófica que busca refletir sistemas morais elaborados pelo homem como comportamento, principio, regra, universal, teoria, ciência. A existência da ética e basicamente para tentar chegar a um acordo onde se distingue o bem e o mal. A moral é um conseito de normas que orienta o comportamento humano estabelecido pelos membros da sociedade são normas que devem ser seguidas por todos, para uma melhor convivência. Entretanto temos a liberdade onde você age de acordo com a própria vontade, você é livre para fazer suas próprias escolhas, estando ciente do que está fazendo, dos riscos que poderá enfrentar desde que não prejudique outra pessoa, liberdade é também um conjunto de idéias liberais e direitos de cada cidadão.
    Kleverton Pederzini Fazolo 3º M02

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara Pupin Calegario 3º0129 de julho de 2012 14:26

      Apesar da ligação fortíssima existente entre moral e ética há certa diferença entre as duas: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano; Já ética, é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo assim o bem-estar social, ou seja, ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
      Portanto, vivemos em uma sociedade onde por muitas vezes não podemos tomar atitudes por nós julgadas certas, mas sim as que para a sociedade são consideradas corretas. Isso não interfere na nossa liberdade? Querendo ou não, as leis que seguimos diariamente foram elaboradas em cima de uma ética comum, nos privando de certas formas de escolha, mas principalmente nos ajudando a manter uma melhor relação entre todos os componentes da sociedade. Finalizando... Ética e Moral são essências fundamentais da vida humana e que devem sempre “andar” juntas.

      Excluir
  28. Muitos valores são passados de indivíduo a indivíduo, de família á família, como se fosse uma herança.
    Ética e moral são valores que apesar de possuírem significados diferentes, caminham juntas.
    A ética tenta explicar o conhecimento sobre o ser para descobrir ou construir algo do ser, ela tem como objetivo o juízo de valor que identifica o bem e o mal. Mas podemos dizer que a ética é superior a moral, pois ela é de conteúdo universal, e a visão futura da sociedade. Já a moral tem em base valores próprios, não deixando de lado formas que conduzem o comportamento das pessoas. Moral se caracteriza pela livre escolha do individuo, sendo assim a liberdade, uma base para ela.
    Baseado nos conceitos apresentados nos vídeos, podemos dizer que temos sim liberdade e direito para fazermos nossas escolhas, sejam elas boas ou ruins, mas a partir do momento que a mesma não prejudique nada e ninguém, gerando assim uma boa convivência entre tudo e todos. Núbia Araújo de Oliveira 3°LOG

    ResponderExcluir
  29. Moral e Ética são dois conceitos de uma mesma realidade.
    Moral sendo um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem como a educação, etc.
    E ética um conjunto de valores que orientam o comportamento das pessoas em relação às outras na sociedade em que vivem, a forma que o homem se comporta no seu meio social.
    Já a liberdade se define em autodeterminação, ter pleno poder sobre si e sobre seus atos.
    O homem para viver na sociedade deve se adequar as normas sociais e viver em coletividade e não atender as necessidades particulares, o que implica em por em limites a sua liberdade individual. Então o homem é “livre” para fazer o que quer, mas para viver em sociedade essa liberdade tem limites que se dão pela moral, seguida da reflexão do mesmo sobre seu comportamento social, sendo a ética.
    Liâna Mara Vargas Rodrigues
    3º Logística

    ResponderExcluir
  30. Caroline da Silva Alves 3º01


    Os vídeos falam da diferença entre Moral e Ética onde a moral esta mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa e já a ética considera a ação humana do seu ponto de vista valorativo e normativo,em um sentido mais genérico e abstrato.

    ResponderExcluir
  31. Natália Gomes Denardi
    3º M02


    A polêmica que vemos no nosso dia a dia, é a discussão entre a Moral, Ética e Poder. São fatores que muitos estudiosos analisam, e definem que de um para o outro que nunca se padronizam em uma única justiça, e sendo que ela tem que justa e com bastante igualdade entre todos os seres humanos.
    Com tudo, sabemos que hoje se fala o seguinte, na moral somos respeitados, com a ética mostramos o que é certo e o que fazer de correto não só a si mesmo, mas também com a sociedade, o poder político (pois devemos esta consciente do que esta acontecendo com nosso pais), e com o cargo que ocupamos (nossas profissões).
    Moral e direito são tudo o que precisamos para termos, uma vida digna em uma sociedade muito complexa e cheia de gente egoísta e sem valores, tanto na vida publica quanto na sua vida particular.
    As transformações das normas morais são o avanço de um crescimento progressivo e assustador da humanidade, aonde os lideres são obrigados a ‘’fazerem novas leis’’ aonde os que se beneficiam são eles mesmo e o resto que se virem.

    ResponderExcluir
  32. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos que apontam qual a vida boa na concepção de um individuo ou de uma comunidade relacionando com o bem estar social, o respeito e a entreajuda, mas também com fins pessoais. A ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. A moral sofre influência da comunidade em que o homem está inserido depende da escolha individual a ser cumprida é um conjunto de normas que orienta a sociedade onde deve ser seguidas por todos, para uma melhor convivência. Liberdade seria a independência do ser humano fazer o que se deseja, dentro de um limite imposto pela sociedade, dês que minhas atitudes não atrapalhe o próximo, então a liberdade é a capacidade que possuímos de ir e vir e os direitos que temos na vida e na sociedade.
    Magda Araujo 3º M02

    ResponderExcluir
  33. Há pessoas que na sua vontade de experimentar uma liberdade intensa, se lançam numa louca procura de toda a espécie de prazer, porque, dizem, só assim é que se sentem realizadas.

    Mas a resposta não está no prazer, como muitos jovens já estão a descobrir, e constatamos que estes ainda continuem insatisfeitos. Pior ainda é o que acontece quando alguém fica escravizado pelas próprias coisas que ele pensava que daria a liberdade. Eis o caso de milhares de jovens que, na sua revolta contra a sociedade, pensam encontrar na droga, no sexo e no prazer a sua libertação, só para descobrirem, no entanto, frustração. Acabam por descobrir, afinal, que essa "liberdade" não passa de um sonho ou de uma necessidade física.

    Muitas pessoas gabam-se da sua liberdade. Gostam de dizer que estão livres para fazer o que quiser. Vão para onde querem, e para onde não querem não vão. Não querem estar amarradas a nada, nem esposa, nem família, nem filhos, e afirmam que nem Deus pode amarrá-las. Estas pessoas são ultra-egoístas.

    A realidade é que, por mais que se fale em liberdade, os homens não são livres. Jesus afirmou isto quando, uma vez, ofereceu a liberdade aos homens do seu tempo. Ele disse: “Conhecerão a verdade e ela os fará homens livres”; isto porque é a própria verdade que liberta.

    A verdade do qual Jesus referiu é esta: somos escravos de vícios, preconceitos e pecados e precisamos dum libertador.

    Mas o que é verdadeira liberdade?

    Liberdade na minha opinião seria:

    - ser perdoado do passado;

    - ser livre do sentido da culpa;

    - ter o poder para escolher e fazer coisas certas;

    ter auto-domínio;

    ter a capacidade de perdoar e amar os outros;

    não ser escravizado por nada;

    ter a paz seja ela qual for.

    ResponderExcluir
  34. No contesto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética esta associada ao estudo ao estudo dos valores morais que orientam o comportamento humano na sociedade, é um conjunto de regras estabelecidas através da investigação do comportamento humano, tentando explicar as regras de forma racional, cientifica e teórica.. Já a moral podemos definir como costumes, regras, tabus, estabelecidas por cada sociedade, sendo um conjunto de regras aplicadas e usadas por cada cidadão, são essas regras que orientam o individuo sobre suas ações e julgamentos , certo ou errado, bom ou mal. Apesar de diferentes significados ambas são responsáveis por construir bases que vão guiar a conduta do ser humano, definindo seu caráter. Portanto, somos livres, temos a liberdade de escolha, escolher o que é certo ou errado, desde que não interfira na vida de outro individuo. Baseando-se nesses conceitos construímos uma sociedade onde todos tem direitos, deveres, liberdade, e assim podendo construir uma harmonia entre todos indivíduos.

    ResponderExcluir
  35. Bruna Scolforo Bernardo 3º 0131 de julho de 2012 03:26

    A ética e a moral têm uma ligação fortíssima, mais existe diferença entre elas, ética são os valores do comportamento do homem diante de outros homens na sociedade fazendo assim o bem de todos; já a moral é um conjunto de normas para regular o comportamento do homem, essas normas são adquiridas pela educação, cotidiano. A gente querendo, ou não a ética interfere na nossa liberdade, pois, as vezes achamos uma coisa certa, mais deixamos de fazer porque a sociedade acha errado, portanto a ética e moral estão bem associadas e juntas, para o bem estar da vida social.

    ResponderExcluir
  36. Felipe Christo 3ºm028 de agosto de 2012 17:06

    Em qualquer tipo de sociedade, a ética é fundamental, pois sem ela não seria uma sociedade e sim uma desordem.
    Ela é construída de valores que vem desde a antiguidade, passando de pai para filho, por isso que na maioria das vezes o que eu acho certo outro pode não achar.

    ResponderExcluir
  37. Os três videos abordam os seguntes temas:Ética, Moral e Direito onde são áreas de conhecimento que se distinguem mas possuem grandes vínculos.A ética é o estudo geral do que é bom ou mau,um de seus objetivos é a busca de justificativas para as regras propostas pela moral e pelo direito, ela é diferente delas pois não estabelece regras.Segundo os filósofos da antiguidade e os profetas bíblicos a ética seria instituída pelo comportamento virtuoso em conformidade com os fatores sociais.
    A moral é o conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios de uma dada comunidade, como as comunidades humanas são distintas entre si tanto no espaço quanto no tempo os valores podem ser distintos de uma comunidade para outra porque origina códigos morais diferentes,ela estabelece regras que são assumidas pela pessoa como uma forma de garantir o seu bem-viver.
    O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado.A moral e direito se diferem,a esfera da moral e mais ampla atingindo diversos aspectos da vida humana enquanto a esfera do direito se restringe as questões especificas da vida da interferência de condutas sociais.
    A ética é a moral tem uma ligação mas existem algumas diferenças,a ética é principio ,moral é aspecto de conduta especifica , ética é permanente e moral é temporal,ética é universal e moral é cultural,ética é regra e moral é conduta da regra ética é teoria moral e pratica.

    ResponderExcluir
  38. Os videos aborda de modo sucinto questões pertinentes atinentes à moral, ética e ao direito mediante uma abordagem que realça o campo de atuação de cada um destes institutos e destaca as possíveis diferenças e semelhanças existentes.Quanto à ética pode-se dizer que é a ciência humana que estuda o comportamento moral humano em sociedade na busca do bem comum.

    Com efeito, apenas no campo das idéias, isto é, no pensamento, não se perpetra qualquer ilegalidade, todavia, por esta mesma via não se estará isento da prática de lesões aos princípios morais.A moral não tem preocupação ou compromisso com a norma, a ética e o direito sim. A ética é normativa, é utilitária, pragmática, e objetiva. O direito do mesmo modo se manifesta em regra através de normas escritas ou consuetudinárias em execeção.
    Monique Machado 3ºLogística

    ResponderExcluir
  39. Andre dos santos 3m02 Para convivermos em sociedade temos que nos respeitarmos e ter um pouco de etica, moral, pois assim não estaremos não só sendo certos, mas tambem respeitando o espaço das outras pessoas.E ética não é só construida por uma pessoa e sim pela sociedade,é como diz aquele ditado (o meu direito termina onde começa o seu).

    ResponderExcluir
  40. todos os videos que acabamos de ver tem como tema central moral e liberdade.pois a moral é capaz de mudar o ser humano e também a sociedade.dentro da sociedade encontramos um labirinto que caracteriza a cada ser.a pessoa é livre para seguir qual quer caminho desde que seja bom para todos e também para a sociedade.cada ser entende por liberdade no modo de fazer o que quizer mas não é bem assim.cada um é livre sim mais livre para espor suas opiniões desde que ele se conforme com a resposta de cada um.a moral é ato de cada pessoa deve ter consigo e com os outros.a ética e a moral tem uma ligação que tem por objetivo influenciar o ser humano de que a sociedade está exposta a um mundo que sofre várias transformações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como avaliar um texto sem identificação do aluno e da turma.

      Excluir
  41. Os vídeos abordam questões que estão intimamente ligadas.
    São questões distintas como ética, moral e liberdade, porém, em algum momento estas questões se entrelaçam.
    Por muitas vezes, a ética se confunde com a moral, mas devemos deixar claro que são duas coisas diferentes, considerando que ética é a ciência que tem como objeto os juízos de valor que distinguem entre o bom e o mal, ou seja, ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Enquanto que moral, é o conjunto de normas que orienta o comportamento humano, tendo como base os valores próprios de uma dada comunidade.
    Nessa discussão sobre ética e moral, é normal esbarrar na questão da liberdade, mas, o que é liberdade? Nesse contexto, liberdade é a possibilidade que o homem tem de escolher o seu caminho, construir sua história.
    Sendo assim, a ética e a moral caminham lado a lado com a liberdade.
    Enfim, se analisarmos teoricamente essas questões,sem considerar um contexto social, o homem é livre para fazer o que quer, para agir como quiser, porém para viver em sociedade essa "liberdade" tem limites. Os limites da liberdade se dão através da consciência moral, que por sua vez é conseguida através da reflexão e análise do homem sobre sua própria interação social,e isto é ética.

    Mariane Fim - 3ºM02

    ResponderExcluir