terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Para que estudar Filosofia? (Atividade Primeiro ano).

Bom dia pessoal!

O texto que segue abaixo, apesar de ser um pouco grande, é de fácil compreensão e engloba muito bem o que estamos  falando em sala a respeito da importância de se estudar Filosofia. 

Vocês deverão fazer a leitura dele e depois responder aos questionamentos abaixo. As suas respostas serão colocadas em forma de comentário na própria postagem. Vocês podem fazê-la individualmente ou em grupos de até 03 integrantes.

Mas fiquem atentos! Vocês devem colocar, antes do comentário de vocês, nome completo e a turma que estão matriculados, ok? Esta atividade é avaliativa, portanto, não deixem de fazê-la. Vocês terão até o dia 08 de março de 2014 às 20:00 horas para realizar a atividade.  

Para que estudar Filosofia?
(Hermes José Novakoski)


No primeiro dia de aula fui indagado por uma aluna: “Professor, até hoje ninguém conseguiu me explicar o que é Filosofia?” Não era surpresa. Respondi que a resposta que ela estava buscando estava dentro dela mesma e em nenhum outro lugar. “Mas como assim?” Voltou a indagar.
Observando outras aulas, como de física por exemplo, a professora falava da importância em estudar aquele determinado conteúdo que certamente seria conteúdo de prova de vestibular. Percebi certo interesse e atenção dos alunos, que estavam sendo provocados pelo desejo de passar no vestibular.
Em meio a tudo isso, surgiu o questionamento que certamente está presente constantemente nos alunos de Ensino Médio: “Para que estudar Filosofia se não cai no vestibular?” Eles tem razão. Filosofia não cai no vestibular assim como a matemática, o português, a história, a geografia e outras disciplinas.
Vamos avançando na reflexão. Será que Filosofia não aparece no vestibular? Por que então estudar essa disciplina?
Na interpretação da questão de física, na produção da redação, na interpretação do texto de português, na equação matemática, sempre há um toque de Filosofia.
Aquele que não consegue seguir o raciocínio lógico da matemática, por exemplo, não teve uma boa aula de Filosofia.
Filosofia não se estuda com descobertas cientificas, frases, respostas prontas. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações.
A sua preocupação está voltada há uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente. Essa busca e essa verdade não são finitas, por isso enquanto o homem existir, e isso penso ser maravilhoso, ele vai estar sempre em busca dessa verdade maior.
A nossa vida não se limita ao 2+2=4, pois a verdade, o bem, o belo, não podem ser entendidos e interpretados como simples equações matemáticas.
Eles exigem uma reflexão maior, convidando-nos a olharmos para nós mesmos, para o nosso intimo, onde se encontra a razão de nosso existir.
Quanto mais nos voltarmos para nós mesmos e nos remetermos ao transcendente, tanto mais teremos que caminhar. Essa caminhada é infinita vai abrindo os horizontes a medida que caminhamos.
É preciso estudar Filosofia para entendermos melhor a vida. Entender e compreender seu real e imenso valor que possui em si.
Sem Filosofia nossa vida, seria limitada a simples cálculos, o que nos tornaria calculistas, frios e sem vida.
A Filosofia abre os horizontes e nos guia para uma verdade que transcende todas as verdades da ciência. A verdade de nossa existência, a força que nos move para uma busca infinita.
Parece ser difícil compreender Filosofia com tantos dizeres filosóficos e pensamentos. Porém a sua compreensão exigência essa busca.
Só entenderemos o sentido da Filosofia quando entendermos que não podemos somar ou subtrair, multiplicar nem dividir nossa verdade, o bem, o belo, o amor, a existência. Os sentimentos podem ser expressados nas mais diversas formas, mas nunca numa equação matemática, nem numa composição química ou física.
Nossas relações se tornam frias e calculistas porque na sociedade vive-se dessa maneira. Muitos dizem que pensar é coisa de quem não tem o que fazer. Porém, a reflexão ajuda a compreender as coisas da forma como nenhuma ciência ajuda a compreender.
Hoje, questões ligadas a vida, a ética, a moral, aos direitos humanos exigem muita reflexão, a qual a Filosofia ajuda, e sem a qual caímos no dogmatismo ou não compreendemos a vida na sua essência.
Aos poucos vamos percebendo melhor quanto a Filosofia faz parte da nossa vida. Muitos usam a Filosofia sem nunca terem estudado algo especificamente ligado à ela. É difícil encontrar um termo para definir Filosofia, porém, não podemos compreendê-la separada da nossa realidade, do nosso cotidiano, da nossa vida, pois ela é intrínseca a nós. Não somos nós que escolhemos a Filosofia, mas é ela quem nos escolhe. 
A Filosofia nos faz refletir sobre o que é melhor para nós e para o meio em que vivemos. Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para fazermos a melhor escolha, a opção mais eficaz.
Talvez, por sermos calculistas, frios, não gostamos de Filosofia, justamente porque ela mexe com nosso interior e isso pode doer, pois nos faz refletir sobre decisões tomadas e que muitas vezes, foram feitas sem muita reflexão.
Deve haver um equilíbrio entre razão e emoção. Quando usamos só a razão nos tornamos insensíveis diante de muitas realidades, mas, só o uso da emoção também não favorece nas escolhas.
Temos preguiça de pensar. Não usamos nossa capacidade de raciocínio e por isso, em tantos casos, nos damos mal. A escola se preocupa muito com o decorar as coisas. Saber regras de cor, mas na vida é preciso refletir diante de fatos, pois não podemos aplicar à tudo as mesmasrespostas. A vida não é padronizada e quem a faz assim sofre muito. Há opções a serem feitas; leis a serem cumpridas. Sem a reflexão seremos meros executores, sem sabermos o porque de todas essas coisas.
Em muitos casos somos colocados no mesmo patamar das máquinas, que funcionam com determinados comandos. A vida não é assim. Para quem não reflete, viver assim, pode parecer a melhor forma. Muitas pessoas não encontram o sentido da vida, porque não conseguem ver além da beleza externa. Se colocarmos o sentido da vida nas aparências, não demora muito e caímos na decepção, no desespero, na agonia de uma vida mal vivida, porque as aparências podem nos enganar. Se a nossa verdade, o sentido da nossa vida está embasado numa verdade interior e maior que a das aparências, seremos mais felizes e encontraremos a razão do nosso existir.
Existem inúmeros exemplos a esse respeito. Numa relação de Amizade, por exemplo. Se não há um conhecimento maior de ambas as partes, esse sentimento morre logo. Quando nos conhecemos melhor interiormente e conhecemos também o outro, as dificuldades e dúvidas que aparecerão serão superadas e entendidas com maior facilidade, pois sabemos que em cada pessoa há um bem maior e que pode, deve e precisa ser conhecido. Uma amizade que fica só nas aparências é como uma casa construída sobre a areia. Na primeira tempestade, na primeira ventania desmorono. Cai por terra. Uma amizade alicerçada na verdade, no conhecimento interior do outro e de si, as tempestades vindouras não terão forças suficientes para destruir. O que permanece é aquilo que está alicerçado na razão e no coração ao mesmo tempo. O restante é passageiro e ilusório.
As grandes amizades são aquelas que foram estruturadas pela verdade e conhecimento um do outro sem medos e reservas. Elas resistem e permanecem porque seu alicerce é mais firme e melhor construído. A Filosofia permite um maior conhecimento da pessoa do outro e da minha. Sabendo e conhecendo minhas limitações saberei compreender as limitações do outro. Saberei que todos somos caminhantes e estamos na busca da verdade transcendental e que nunca tem um fim. Ninguém pode dizer: Chega! Basta! Sei tudo o que preciso! Pessoas ignorantes talvez pensam assim. Pensar assim é igual a morrer. Por que continuar vivendo se sei tudo?
Enquanto vivemos somos impulsionados à busca da verdade e isso nos da forças e incentivos para continuarmos vivendo, sendo sedentos e desejosos da vida. Por que esta não se limita a nenhuma ciência, mas encontra sua razão de ser na Filosofia.
Agora pergunto se consegui responder a pergunta levantada pela jovem na sala de aula. Se você, que está lendo este artigo já fez uma experiência profunda da vida, penso que vai entender. Se você ainda não fez, sinta-se convidado a fazer essa experiência que é única e maravilhosa.
A Filosofia acontece no dia-a-dia da nossa vida, basta nos darmos conta disso. Filosofia é refletir sobre as coisas que acontecem, são ditas e ouvidas. Não se limita apenas à perguntarmos POR QUE?, mas precisamos ir mais adiante. Precisamos nos perguntar do nível de verdade daquilo que a TV apresenta. Aquilo que muitas revistas trazem em suas páginas. Não podemos nos esquecer que eles tem seu ponto de vista e seus interesses, mas estes não deveriam ocultar a verdade. A interpretação de uma notícia, seu posicionamento crítico e argumentação, é uma forma de fazer Filosofia. Aceitar tal e qual tudo o que jornais, TV e revistas nos apresentam é uma forma de ignorância. Precisamos ter cuidado. Isso não que dizer que todos e em todas as ocasiões mentem, ou faltam com a verdade. Porém, sempre, sem exceção precisamos nos perguntar pela verdade dos fatos.
Quantas vezes os repórteres são induzidos a manipularem notícias sobre determinados acontecimentos e assuntos. Sempre que possível seria importante ler ou assistir mais de um jornal e depois fazer um paralelo entre eles. Isso exige tempo e vontade. Podemos discutir com outras pessoas para ouvir seu ponto de vista que ajuda-nos a abrir nossos horizontes. Quanto mais nos fechamos em nós mesmos, em nosso mundo individual, mais ignorantes nos tornamos. A abertura, a experiência, o dialogo, a leitura, nos tornam pessoas abertas e conhecedoras da verdade. Buscar sempre a verdade dos acontecimentos, dos fatos é uma atitude filosófica.
Se pararmos e pensarmos neste momento o quanto refletimos sobre tudo o que acontece, ouvimos e vemos, nos daremos conta que nem sempre fazemos isso e não fazemos porque simplesmente não queremos, pois todos nós podemos e sabemos.
Se refletíssemos, por exemplo, o nível de verdade que mostra a novela, não sei se ligaríamos ainda a TV para nossos filhos e para nós assistirmos. Sem nenhum desprezo e sem querer desrespeitar quem gosta e assiste sempre, acredito que as novelas são uma forma de manipulação as pessoas. Mas é clero que assistir de vez em quando e com uma visão critica não faz mal. Às vezes vejo justamente para depois comentar e usar como exemplo o alto nível de baixaria de muitas novelas e de muitos programas de TV. Para isso, não podemos deixar de fazer lembrança da necessidade de uma boa educação. Nossas escolas precisam repensar o nível de qualidade daquilo que se ensina e a forma como se ensina. Pessoas esclarecidas sabem criticar e dosar as coisas, estando na busca da verdade e do bom senso.
Precisamos nos perguntar qual o nível de conhecimento que uma pessoa tem dos acontecimentos históricos quando escreve novela, filme, minissérie. Será que aquilo é a verdade? Será que é a melhor forma de ver o acontecimento?
Estes e outros inúmeros fatos fazem parte do nosso cotidiano.
Viu como não é difícil compreender e praticar Filosofia? Mente aberta à reflexão de tudo o que acontece e vemos é um jeito, não único, de fazer Filosofia.



 Atividade Avaliativa:

1-        Segundo o texto, qual a justificativa de se compreender a importância e para que "serve" a Filosofia?

2-        Explique a frase do autor que diz "Sem Filosofia nossa vida, seria limitada a simples cálculos, o que nos tornaria calculistas, frios e sem vida".

3-        De que forma a Filosofia pode contribuir para que tenhamos uma visão mais crítica sobre a nossa própria realidade? Você pode dar exemplos para explicar o seu ponto de vista.

4- É preciso estudar Filosofia para entendermos melhor a vida. Entender e compreender seu real e imenso valor que possui em si. Sem Filosofia nossa vida, seria limitada a simples cálculos, o que nos tornaria calculistas, frios e sem vida. Explique com suas palavras o que é falado no trecho anterior. 

22 comentários:

  1. 1°M05
    Componentes: Letícia, Luana, Mikaela.

    1- “Filosofia não se estuda com descobertas cientificas, frases, respostas prontas. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações.
    A sua preocupação está voltada há uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente.”

    Isto nos faz compreender então, que sem a filosofia não iríamos conseguir compreender de tal forma coisas simples do nosso dia-a-dia.

    2-Pois com a filosofia aprendemos a ter dúvidas, a questionar, querer sempre buscar algo a mais, e sem ela iríamos ficar limitados pelo que achamos correto, sem nos perguntar se é verdade ou não.

    3-“Precisamos nos perguntar do nível de verdade daquilo que a TV apresenta. Aquilo que muitas revistas trazem em suas páginas. Não podemos nos esquecer que eles tem seu ponto de vista e seus interesses, mas estes não deveriam ocultar a verdade. A interpretação de uma notícia, seu posicionamento crítico e argumentação, é uma forma de fazer Filosofia.”

    Por que a partir do momento que costumamos ter atitudes filosóficas passamos a ser exigentes com os acontecimentos do nosso dia-a-dia, como a televisão, a revista, que mesmo mostrando a “verdade” oculta grande parte da mesma.

    4-"A Filosofia nos faz refletir sobre o que é melhor para nós e para o meio em que vivemos. Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para fazermos a melhor escolha, a opção mais eficaz.”
    A filosofia nos ajuda a questionar para fazermos melhores escolhas em diversas situações.

    ResponderExcluir
  2. Nome: Erivelton Lucas da Costa
    Componentes: Erivelton, Kaila, Diego
    Série: 1º EM04

    Resposta
    1. É preciso estudar a filosofia para entendermos melhor a vida. Entender e compreender seu real e imenso valor que possui em si.

    2. A filosofia onsiste na busca da sabedoria que é tranceder. Os valores do senso comun, é questionar, abrir a mente, aprofundar na busca da compreenção de si e do mundo ao seu redor, da verdade. E com isso ajudar os outrosa evoluirem e resgatarem excencia pura e genuína. Sem a filosofia a compreensão e valores seriam exatamente limitado, a vida seria injustae desigual, podemos fazer um pararelo a nossa sociedade atual que se encontra exatamente dessa maneira, o que falta na nossa siociedade é a filosofia, o resgate da essencia pura e genuína que o ser humano perdeu.

    3. Que a filosofia nos faz refletir sobre o que é melhor para nós e para o meio em que vivemos. Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para fazemos a melhor escolha, a opção eficaz.

    4. ou seja na busca pela sabedoria, abrir a mente, aprofunda na busca pela compreenção de si, tudo isso vem de dentro de nós.

    ResponderExcluir
  3. Ano: 01°M01

    Componentes:Jamile,Natália e Samara

    1- Segundo o texto, qual a justificativa de se compreender a importância e para que "serve" a Filosofia?
    A Filosofia abre os horizontes e nos guia para uma verdade que transcende todas as verdades da ciência. A verdade de nossa existência, a força que nos move para uma busca infinita.
    Parece ser difícil compreender Filosofia com tantos dizeres filosóficos e pensamentos. Porém a sua compreensão exigência essa busca.
    Só entenderemos o sentido da Filosofia quando entendermos que não podemos somar ou subtrair, multiplicar nem dividir nossa verdade, o bem, o belo, o amor, a existência.
    Na interpretação da questão de física, na produção da redação, na interpretação do texto de português, na equação matemática, sempre há um toque de Filosofia.

    2- Explique a frase do autor que diz "Sem Filosofia nossa vida, seria limitada a simples cálculos, o que nos tornaria calculistas, frios e sem vida".

    Em nossa opinião, o autor quis nos dizer, que sem a filosofia nossa vida seria sem sentido, ou seja, não seria completa. A Filosofia é a base de tudo. Sem ela, nos limitaríamos a apenas fazer o que todo mundo diz ou faz, sem questionar.

    3- De que forma a Filosofia pode contribuir para que tenhamos uma visão mais crítica sobre a nossa própria realidade? Você pode dar exemplos para explicar o seu ponto de vista.

    A Filosofia nos ajuda a questionar as situações que vivemos a nossa volta. Tomamos como um exemplo, a jornalista que defendeu o caso sobre a atitude de algumas pessoas, que capturaram um bandido e o espancaram, e depois foi preso a um poste completamente nu. Uma pessoa que vai pela opinião dos outros, leva essa atitude como uma coisa banal. Mas se for uma pessoa que realmente questiona, vai se perguntar se isso foi uma atitude normal, e mesmo que no final concorde com ela, ele pelo menos tirou um tempo, para ver o que achava sobre aquilo. Isso é a Filosofia, se questionar, e não se limitar apenas ao “Por quê?”


    4- É preciso estudar Filosofia para entendermos melhor a vida. Entender e compreender seu real e imenso valor que possui em si. Sem Filosofia nossa vida, seria limitada a simples cálculos, o que nos tornaria calculistas, frios e sem vida. Explique com suas palavras o que é falado no trecho anterior.

    Já pensou como seria se não tivéssemos opiniões próprias? Se não nos perguntássemos o porquê daquilo ser assim? Ia ser chato, sem graça viver dessa maneira. Como dissemos acima, a Filosofia é à base de tudo. Ela esta em todo lugar, só que muita das vezes não prestamos atenção a nossa volta.

    ResponderExcluir
  4. Alunos: Eduarda, Rita e Mirielly
    1°M05

    1- ‘’Filosofia não se estuda com descobertas cientificas, frases, respostas prontas. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações.’’
    A filosofia se simplifica então na ‘’duvida’’, de se interessar e querer saber do outro lado da historia.

    2- Ele quis dizer que se não fosse a filosofia para estudar e ajudar a gente a entender os dois lados da moeda, nos seriamos apenas como ‘’soldadinhos’’as autoridades maiores, apenas ouvem e obedecem,sem questionar. Com a filosofia nos percebemos que nem tudo que vemos e ouvimos é verdade.

    3- ‘’interpretação de uma notícia, seu posicionamento crítico e argumentação, é uma forma de fazer Filosofia.‘’

    A filosofia nos ajuda a ‘’abrir os olhos’’, nos ensinando basicamente a ter duvidas, a criticar. A mídia, por exemplo, mostra programas fúteis, sem nenhum conhecimento para passar ao publico, ou ate deixar uma mensagem boa para crianças e adolescentes. Mas nos acabamos virando escravos da mídia, é claro sem perceber, sem mencionar se quer a nossa opinião. Muitas vezes nos acostumamos a participar desta mentira virtual.

    4- ‘’Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para fazermos a melhor escolha, a opção mais eficaz.’’

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1°M01
      Alunas: Bianca Cola; Daiana Vargas e Kaila Piovezan

      1- Segundo o texto, qual a justificativa de se compreender a importância e para que "serve" a Filosofia?

      É preciso estudar Filosofia para entendermos melhor a vida. Entender e compreender seu real e imenso valor que possui em si.

      2- Explique a frase do autor que diz "Sem Filosofia nossa vida, seria limitada a simples cálculos, o que nos tornaria calculistas, frios e sem vida"Sem Filosofia nossa vida, seria limitada a simples cálculos, o que nos tornaria calculistas, frios e sem vida.
      A Filosofia abre os horizontes e nos guia para uma verdade que transcende todas as verdades da ciência. A verdade de nossa existência, a força que nos move para uma busca infinita.
      Parece ser difícil compreender Filosofia com tantos dizeres filosóficos e pensamentos. Porém a sua compreensão exigência essa busca.

      3- De que forma a Filosofia pode contribuir para que tenhamos uma visão mais crítica sobre a nossa própria realidade? Você pode dar exemplos para explicar o seu ponto de vista.
      A Filosofia nos faz refletir sobre o que é melhor para nós e para o meio em que vivemos. Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para fazermos a melhor escolha, a opção mais eficaz.
      Talvez, por sermos calculistas, frios, não gostamos de Filosofia, justamente porque ela mexe com nosso interior e isso pode doer, pois nos faz refletir sobre decisões tomadas e que muitas vezes, foram feitas sem muita reflexão.
      Deve haver um equilíbrio entre razão e emoção. Quando usamos só a razão nos tornamos insensíveis diante de muitas realidades, mas, só o uso da emoção também não favorece nas escolhas.


      4- É preciso estudar Filosofia para entendermos melhor a vida. Entender e compreender seu real e imenso valor que possui em si. Sem Filosofia nossa vida, seria limitada a simples cálculos, o que nos tornaria calculistas, frios e sem vida. Explique com suas palavras o que é falado no trecho anterior.

      Imagina, se nós não tivéssemos opiniões próprias? Se não nos questionar sobre a realidade? A filosofia esta em todos os lugares, n´s que não percebemos.

      Excluir
  5. Aluno(A) : Ana Kelly Azevedo
    1°M05

    1- Filosofia não se estuda com descobertas cientificas, frases, respostas prontas. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações.
    A sua preocupação está voltada há uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente. É preciso estudar Filosofia para entendermos melhor a vida. Entender e compreender seu real e imenso valor que possui em si.

    2-A Filosofia abre os horizontes e nos guia para uma verdade que transcende todas as verdades da ciência. A verdade de nossa existência, a força que nos move para uma busca infinita.Parece ser difícil compreender Filosofia com tantos dizeres filosóficos e pensamentos. Porém a sua compreensão exigência essa busca.

    3-A Filosofia nos ajuda a questionar as situações que vivemos a nossa volta. Tomamos como um exemplo, a jornalista que defendeu o caso sobre a atitude de algumas pessoas, que capturaram um bandido e o espancaram, e depois foi preso a um poste completamente nu. Uma pessoa que vai pela opinião dos outros, leva essa atitude como uma coisa banal. Mas se for uma pessoa que realmente questiona, vai se perguntar se isso foi uma atitude normal, e mesmo que no final concorde com ela, ele pelo menos tirou um tempo, para ver o que achava sobre aquilo. Isso é a Filosofia, se questionar, e não se limitar apenas ao “Por quê?”

    4- Nós seres humanos precisamos da filosofia para fazermos criticas e sempre a teremos em nossa vida , porquê apartir em que temos dúvida de algo ou ficamos perguntando , o que é ? como é ? e o por quê ? fazemos a filosofia , e por mais que você queira viver sem filosofia você não tem essa possibilidade . Até porquê filosofia é tudo e apartir de quando começamos a nos questionar .

    ResponderExcluir
  6. Aluno: Samuel Rodrigues da Silva
    1M05

    1.Filosofia não se estuda com descobertas cientificas, frases, respostas prontas. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações.
    A sua preocupação está voltada há uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente. Essa busca e essa verdade não são finitas, por isso enquanto o homem existir, e isso penso ser maravilhoso, ele vai estar sempre em busca dessa verdade maior.

    2. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações.
    A sua preocupação está voltada há uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente. Essa busca e essa verdade não são finitas, por isso enquanto o homem existir, e isso penso ser maravilhoso, ele vai estar sempre em busca dessa verdade maior.

    3.A Filosofia nos faz refletir sobre o que é melhor para nós e para o meio em que vivemos. Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para fazermos a melhor escolha, a opção mais eficaz.

    3.“Precisamos nos perguntar do nível de verdade daquilo que a TV apresenta. Aquilo que muitas revistas trazem em suas páginas. Não podemos nos esquecer que eles tem seu ponto de vista e seus interesses, mas estes não deveriam ocultar a verdade. A interpretação de uma notícia, seu posicionamento crítico e argumentação, é uma forma de fazer Filosofia

    4.A Filosofia nos faz refletir sobre o que é melhor para nós e para o meio em que vivemos. Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para fazermos a melhor escolha, a opção mais eficaz.

    ResponderExcluir
  7. Aunos: Larissa, Ercules
    1°em04
    1. A Filosofia nos faz refletir sobre o que é melhor para nós e para o meio em que vivemos. Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para fazermos a melhor escolha, a opção mais eficaz.

    2.Sem a filosofia nossa vida seria apenas 2+2=4. Seria apenas uma vida comum aonde teriamos a pergunta e e apenas uma resposta não iriamos mais além.

    3. A filosofia ajuda a nós ter mais escolha nas nossas ações, podemos ter uma escolha mais eficaz para dar o passo certo.

    4. Sem a filosofia nossa vida seria simples, seria como se eu desse um passo e não me perguntasse porque dei o passo.

    ResponderExcluir
  8. Aluno : Dhiego e Alex
    1ºM05

    1- " Filosofia serve para a nos ajudar a compreender coisas do nosso dia-a-dia e do nosso cotidiano, com a ciência em base e dos estudos".

    2- " A frase nos mostra que a filosofia nos ajuda a entender o significado da vida e nos ajuda a compreender certos acontecimento".

    3- " A filosofia nos dar críticas sobre crenças, acontecimentos sem dados científicos ( paranormais, milagres ). Crença = quem nos garante que a velha e antiga história de Jesus é verdade? Este é meu ponto crítico ass: Alex. Explicar a teoria da criação do mundo, em que acreditaremos criação ou evolução? Esse é meu ponto crítico ass: Dhiego.

    4- " A filosofia nos ajuda a refletir muito sobre a vida, em nosso ponto de vista em saber como, ver o limite das coisas, principalmente a vida".

    ResponderExcluir
  9. aluna : Luana e Érika .. 1ºM05
    1-É preciso estudar Filosofia para entendermos melhor a vida .. Entender e compreender seu real e imenso valor que possui em si .. Na interpretação da questão de física, na produção da redação, na interpretação do texto de português, na equação matemática, sempre há um toque de Filosofia ..Filosofia não se estuda com descobertas cientificas, frases, respostas prontas. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações .. Só entenderemos o sentido da Filosofia quando entendermos que não podemos somar ou subtrair, multiplicar nem dividir nossa verdade, o bem, o belo, o amor, a existência. Os sentimentos podem ser expressados nas mais diversas formas, mas nunca numa equação matemática, nem numa composição química ou física .. serve para procurar clareza e compreensão,e ao mesmo tempo gerar reflexão nas pessoas ...
    2-Nossas relações se tornam frias e calculistas porque na sociedade vive-se dessa maneira. Muitos dizem que pensar é coisa de quem não tem o que fazer. Porém, a reflexão ajuda a compreender as coisas da forma como nenhuma ciência ajuda a compreender.
    Hoje, questões ligadas a vida, a ética, a moral, aos direitos humanos exigem muita reflexão, a qual a Filosofia ajuda, e sem a qual caímos no dogmatismo ou não compreendemos a vida na sua essência.
    Aos poucos vamos percebendo melhor quanto a Filosofia faz parte da nossa vida .. sem filosofia nossa vida não teria sentido ..
    3-de forma em que estudamos a filosofia podemos entender melhor as coisa ao nossa redor, pois a filosofia serve para podermos deixar de ser aquela pessoa teimosa , que acha que esta certo mesmo estando errado ..pois com a filosofia vemos o mundo de forma diferente com mais clareza ..
    4-o quanto a filosofia é importante em nossas vidas , pois, sem ela não seria a mesma coisa as nossas vidas iríamos pensar de modo diferente , pois pensaríamos de um mode frio ou seja sem sentido iríamos ser o dono da verdade..

    ResponderExcluir
  10. Turma: 1ªMO04
    Componentes:Pablo Delesposte, Bruno Bravim e Caio Machado

    1-A Filosofia abre os horizontes e nos guia para uma verdade que transcende todas as verdades da ciência. A verdade de nossa existência, a força que nos move para uma busca infinita.
    Parece ser difícil compreender Filosofia com tantos dizeres filosóficos e pensamentos. Porém a sua compreensão exigência essa busca.
    Só entenderemos o sentido da Filosofia quando entendermos que não podemos somar ou subtrair, multiplicar nem dividir nossa verdade, o bem, o belo, o amor, a existência.
    Na interpretação da questão de física, na produção da redação, na interpretação do texto de português, na equação matemática, sempre há um toque de Filosofia.

    2-Pois com a filosofia aprendemos a ter dúvidas, a questionar, querer sempre buscar algo a mais, e sem ela iríamos ficar limitados pelo que achamos correto, sem nos perguntar se é verdade ou não.


    3-A filosofia nos ajuda a ‘’abrir os olhos’’, nos ensinando basicamente a ter duvidas, a criticar. A mídia, por exemplo, mostra programas fúteis, sem nenhum conhecimento para passar ao publico, ou ate deixar uma mensagem boa para crianças e adolescentes.

    4- Se refletíssemos, por exemplo, o nível de verdade que mostra a novela, não sei se ligaríamos ainda a TV para nossos filhos e para nós assistirmos. Sem nenhum desprezo e sem querer desrespeitar quem gosta e assiste sempre, acredito que as novelas são uma forma de manipulação as pessoas.

    ResponderExcluir
  11. ALUNOS : Luana Rodrigues Lopes , Márcia Eduarda Rosa Rodrigues
    SERIE :1°EM04




    1- É preciso estudar filosofia para entendermos melhor a vida ,entender e compreender seu real e imenso valor que possui em si. Filosofia não se estuda com descobertas ciêntificas, frases e respostas prontas. A filosofia não se limita ás verdades ligadas as condições humanas ou a ciência ,que por sua vez possuem.


    2-A filosofia é a base , sem ela não seriamos completos sem ela não teriamos dúvidas não saberiamos questionar , se o que fazemos é certo ou errado . Seriamos
    cobaia desse mundo sem opinião própria , não criticariamos as coisas que não tem valor.


    3- A filosofia abre os nossos olhos sobre as coisas erradas que o mundo nos oferece ,tendo certeza do que vamos fazer direcionando a respostas certa das nossas dúvidas.


    4- A filosofia ajuda fazer uma escolha que vale a pena , abrindo nossa mente para novas descobertas compreendendo seu interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. wellington gonçalves cristo8 de março de 2014 08:14

      1)- “Filosofia não se estuda com descobertas cientificas, frases, respostas prontas. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações.
      A sua preocupação está voltada há uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente.”

      Isto nos faz compreender então, que sem a filosofia não iríamos conseguir compreender de tal forma coisas simples do nosso dia-a-dia.

      2)-Pois com a filosofia aprendemos a ter dúvidas, a questionar, querer sempre buscar algo a mais, e sem ela iríamos ficar limitados pelo que achamos correto, sem nos perguntar se é verdade ou não.

      3)-“Precisamos nos perguntar do nível de verdade daquilo que a TV apresenta. Aquilo que muitas revistas trazem em suas páginas. Não podemos nos esquecer que eles tem seu ponto de vista e seus interesses, mas estes não deveriam ocultar a verdade. A interpretação de uma notícia, seu posicionamento crítico e argumentação, é uma forma de fazer Filosofia.”

      Por que a partir do momento que costumamos ter atitudes filosóficas passamos a ser exigentes com os acontecimentos do nosso dia-a-dia, como a televisão, a revista, que mesmo mostrando a “verdade” oculta grande parte da mesma.

      4)-"A Filosofia nos faz refletir sobre o que é melhor para nós e para o meio em que vivemos. Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para fazermos a melhor escolha, a opção mais eficaz.”
      A filosofia nos ajuda a questionar para fazermos melhores escolhas em diversas situações.

      Excluir
    2. wellington gonçalves cristo8 de março de 2014 08:15

      1- “Filosofia não se estuda com descobertas cientificas, frases, respostas prontas. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações.
      A sua preocupação está voltada há uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente.”

      Isto nos faz compreender então, que sem a filosofia não iríamos conseguir compreender de tal forma coisas simples do nosso dia-a-dia.

      2-Pois com a filosofia aprendemos a ter dúvidas, a questionar, querer sempre buscar algo a mais, e sem ela iríamos ficar limitados pelo que achamos correto, sem nos perguntar se é verdade ou não.

      3-“Precisamos nos perguntar do nível de verdade daquilo que a TV apresenta. Aquilo que muitas revistas trazem em suas páginas. Não podemos nos esquecer que eles tem seu ponto de vista e seus interesses, mas estes não deveriam ocultar a verdade. A interpretação de uma notícia, seu posicionamento crítico e argumentação, é uma forma de fazer Filosofia.”

      Por que a partir do momento que costumamos ter atitudes filosóficas passamos a ser exigentes com os acontecimentos do nosso dia-a-dia, como a televisão, a revista, que mesmo mostrando a “verdade” oculta grande parte da mesma.

      4-"A Filosofia nos faz refletir sobre o que é melhor para nós e para o meio em que vivemos. Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para fazermos a melhor escolha, a opção mais eficaz.”
      A filosofia nos ajuda a questionar para fazermos melhores escolhas em diversas situações.

      Excluir
    3. Wellington Gonçalves Cristo 1M058 de março de 2014 08:18

      1- “Filosofia não se estuda com descobertas cientificas, frases, respostas prontas. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações.
      A sua preocupação está voltada há uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente.”

      Isto nos faz compreender então, que sem a filosofia não iríamos conseguir compreender de tal forma coisas simples do nosso dia-a-dia.

      2-Pois com a filosofia aprendemos a ter dúvidas, a questionar, querer sempre buscar algo a mais, e sem ela iríamos ficar limitados pelo que achamos correto, sem nos perguntar se é verdade ou não.

      3-“Precisamos nos perguntar do nível de verdade daquilo que a TV apresenta. Aquilo que muitas revistas trazem em suas páginas. Não podemos nos esquecer que eles tem seu ponto de vista e seus interesses, mas estes não deveriam ocultar a verdade. A interpretação de uma notícia, seu posicionamento crítico e argumentação, é uma forma de fazer Filosofia.”

      Por que a partir do momento que costumamos ter atitudes filosóficas passamos a ser exigentes com os acontecimentos do nosso dia-a-dia, como a televisão, a revista, que mesmo mostrando a “verdade” oculta grande parte da mesma.

      4-"A Filosofia nos faz refletir sobre o que é melhor para nós e para o meio em que vivemos. Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para fazermos a melhor escolha, a opção mais eficaz.”
      A filosofia nos ajuda a questionar para fazermos melhores escolhas em diversas situações.

      Excluir
  12. Componentes : Dalila V. Pedruzzi e Jardel de Oliveira
    1°EM04

    1 - Filosofia se torna algo necessário para nossas vidas pois através dela conseguimos abrir as nossas mentes para algo maior , para compreendermos fatos , pessoas , emitir opiniões sobre acontecimentos e resolver assim melhor questões referentes a dúvidas que aparecem sempre no nosso cotidiano .

    2 - Sem filosofia não colocaríamos a nossa mente para pensar , argumentar , ficaríamos presos á somatória regras , impostas por outros , que preferem uma mente limitada do que uma mente pensante e livre .

    3 - Se temos uma mente mais aberta para aprender , pensar e questionar , ao nos deparar com certos assuntos nos tornamos críticos , conseguimos ver o que é verdade , o que é mentira , o que acrescenta e o que só diminui a nossa vida .
    EX.: BBB = mostra pessoas sem personalidade , falsas, cultura barata que pouco agrega .
    Novelas = que mostram realidades , em super escândalos , mal caráter que pegaria anos e anos de cadeia virando uma pessoa maravilhosa no final , etc .

    4 - Ao estudar filosofia nos deparamos com o real motivo de pensarmos e meditarmos sobre o que somos , o que fazemos de bom com o nosso tempo , estamos sendo bons amigos e os estudos ? Não somos só mais um , os somos mais uma turma , não somos números , não podemos virar estatísticas . Sem pensar no que somos , no que fazemos , nossa vida fica sem sentido , fica sem sabor , vira rotina . Filosofia é exercitar o nosso pensamento no dia a dia , na vida , na sociedade .

    ResponderExcluir
  13. Aluno: Maciel Lucas Poppe Gomes
    1°M05

    1 - É preciso estudar Filosofia para entendermos melhor a vida. Entender e compreender seu real e imenso valor que possui em si.

    2 - A frase significa que sem a filosofia, nos não saberia se comunicar e fazer críticas.

    3 - Filosofia ajuda nós a da críticas e abre nos olhos para o mundo.

    4 - A filosofia faz com que nós fluímos melhor na vida, a ter comunicação e reflexão.

    ResponderExcluir
  14. 1º m05 alunos: yuri, anderson rosa, nickson
    1- Segundo o texto, qual a justificativa de se compreender a importância e para que "serve" a Filosofia?
    “não se estuda com descobertas cientificas, frases, respostas prontas. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações.
    A sua preocupação está voltada há uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente. Essa busca e essa verdade não são finitas, por isso enquanto o homem existir, e isso penso ser maravilhoso, ele vai estar sempre em busca dessa verdade maior.” Ou seja a filosofia esta voltada a discutir ainda as questões abertas do conhecimento geral buscando uma explicação verídica para melhor compreender real e imenso valor que esta sendo abortada.
    2- Explique a frase do autor que diz "Sem Filosofia nossa vida, seria limitada a simples cálculos, o que nos tornaria calculistas, frios e sem vida".
    Na nossa opinião o autor quis dizer que sem a filosofia todas as nossas perguntas teriam uma resposta pronta e “exata” ,ou seja não poderíamos questionar por exemplo por que dessa resposta?.
    3- De que forma a Filosofia pode contribuir para que tenhamos uma visão mais crítica sobre a nossa própria realidade? Você pode dar exemplos para explicar o seu ponto de vista.
    Na filosofia aprendemos a questionar as perguntas, saber por que e se é um verdade,assim podemos ter certeza que a resposta que a gente vai dar vai ser uma resposta mais perto da realidade ou seja com menos erros.
    4- É preciso estudar Filosofia para entendermos melhor a vida. Entender e compreender seu real e imenso valor que possui em si. Sem Filosofia nossa vida, seria limitada a simples cálculos, o que nos tornaria calculistas, frios e sem vida. Explique com suas palavras o que é falado no trecho anterior.
    Nós pensamos e concordamos em uma coisa, que a filosofia serve para responder perguntas sobre nosso dia- a- dia no caso serve para nos ajudar a viver uma vida mais compreendida.

    ResponderExcluir
  15. Caio César 1°EM01 e Sabrina Malavolti 1°EM03

    1 Filosofia não se estuda com descobertas cientificas, frases, respostas prontas. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações.
    A sua preocupação está voltada há uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente. É preciso estudar Filosofia para entendermos melhor a vida. Entender e compreender seu real e imenso valor que possui em si.

    2 A filosofia é a base , sem ela não seriamos completos sem ela não teriamos dúvidas não saberiamos questionar , se o que fazemos é certo ou errado . Seriamos
    cobaia desse mundo sem opinião própria , não criticariamos as coisas que não tem valor.

    3 A filosofia nos ajuda a ‘’abrir os olhos’’, nos ensinando basicamente a ter duvidas, a criticar. A mídia, por exemplo, mostra programas fúteis, sem nenhum conhecimento para passar ao publico, ou ate deixar uma mensagem boa para crianças e adolescentes.

    4 A filosofia nos ajuda a abrir a mente para as coisas,a pensar sobre o mundo sair do básico e dos mitos populares,nos ensina a enxergar para podermos acerta nas nossas escolhas.

    ResponderExcluir
  16. Nome :João Pedro ,Rafael e wellington
    1°M05

    1-A Filosofia nos faz refletir sobre o que é melhor para nós e para o meio em que vivemos. Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para
    fazermos a melhor escolha, a opção mais eficaz.

    2-Pois é com a filosofia que nós aprendemos a criticar e a questionar os atos que as pessoas cometem.

    3-A filosofia nos ensina a questionar oque acontece em nosso redor e ter duvidas sobre oque a mídia passa para nós ,e também nos ajudar a viver melhor sem ser enganados por ela.

    4-Que nós devemos buscar sabedoria e não ficarmos sem criticar e ter duvidas sobre as coisas que acontecem ao nosso redor .Pois se nós não criticarmos nossa vida será pior porque o governo e a mídia iriam passar oque eles quisessem para nós.

    ResponderExcluir
  17. Fernanda Louzada Frossard 1° M02

    1- “Filosofia não se estuda com descobertas cientificas, frases, respostas prontas. A Filosofia não se limita às verdades ligadas as condições humanas, ou a ciência, que por sua vez possuem limitações. A sua preocupação está voltada há uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente.”
    E no meu ponto de vista a filosofia nos leva a questionar, criticar ou até mesmo duvidar de algo que estamos tentando entender. As vezes achamos que somos o dono da razão e por questionar algo que para nos estará certo acabamos nos ''ferindo'' ao saber a verdade, mas ao se ''ferir'' aprimoramos nosso conhecimento.

    2- Sem a filosofia nos não saberíamos viver a vida corretamente, (sem perguntas, sem uma indagação sobre algo, sem as duvidas) seriamos submissos a qualquer ser humano que falasse que algo seria melhor. Sem a filosofia não saberíamos questionar o que seria melhor.

    3- É bem certo que as pessoas têm uma espécie de preconceito em relação à filosofia, contudo, penso, seja em razão de não conhecê-la, sequer superficialmente, ou mesmo medo de encarar certas crenças e entendimentos com reservas, isto é, promover um olhar crítico sobre tudo o que acontece no universo.
    Existe um trecho que resume bem o que quero dizer, foi dito em um programa de televisão pelo filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella, e diz: “A filosofia não é delírio, a filosofia é a capacidade de pensar para além do óbvio, balançar um pouco, às vezes provocar, eventualmente fazer com que você fique incomodado e outras vezes consolam...”
    Dessa maneira, é fácil perceber que a filosofia não serve apenas pra nos fornecer respostas (se é que ela responde), mas sim proporcionar uma visão mais aprofundada e “pensada” sobre uma questão. Afinal, talvez seja essa essência que distingue os homens dos animais pura e simplesmente, a capacidade de pensar, planejar e, especialmente, refletir.

    4 – Talvez algum dia já fora possível tentar conciliar irrestritamente a razão e a filosofia, tanto é que muitos cientistas contribuíram para o avanço da matemática e outros campos científicos (por exemplo: Descartes), contudo sempre existiu algo que a razão fosse incapaz de resolver, (também como exemplo: ninguém foi capaz de provar a existência de Deus, tampouco provar a inexistência).
    Existem questões que o interessante não é buscar uma resposta clara e direta como nas ciências exatas tendo em vista que o próprio questionamento tem que direcionar nossa vida em sociedade. Seria muito pretensioso acreditar que todo o magnífico fato da vida se resuma a uma equação matemática que responderia “de onde viemos?”, “pra onde vamos?”, por quê existimos?”.
    Talvez, ainda, a pós-modernidade seja um momento que a carestia de filosofia se mostra mais perigosa, uma vez que as relações entre as pessoas se revelam vazias e fugazes. Pode até ser um problema mais sociológico do que filosófico, não necessariamente quer dizer que é um assunto totalmente externo à filosofia, mas a filosofia surge para ampliar nossa capacidade de compreensão e reflexão sobre as relações entre as pessoas e coisas e natureza e místico, e ao final proporcionar um ambiente mais propício para o desenvolvimento do conhecimento humano.

    ResponderExcluir
  18. Stéphany Romanel 1º M02

    1- Entendermos melhor a vida, entender e compreender seu real valor. Sem ela, nossas vidas seriam insignificantes. Ela abre horizontes, nos guia a uma verdade transcendente sobre qualquer ciência. A verdade da nossa existência, e ela nos move atrás de conhecimento infinito.

    2- Pois em ciências lógicas, como matemática e física, equações prontas resolvem problemas. Na filosofia é diferente, não temos equações prontas p as perguntas, estamos sempre atrás de conhecimento, sempre temos dúvidas. A filosofia nos faz questionar, o que é certo p você, pode não ser certo p mim. Descobrimos que não existem verdades absolutas. Filosofia é necessário p vida, pois ela é responsável p nos fazer ir atrás de conhecimento, além das equações.

    3- A filosofia nos instiga a questionarmos, questionar as situações que passamos. A filosofia também nos da uma outra visão sobre os fatos que acontecem, uma visão diferente da que temos antes de nos aprofundarmos nela. Também nos ajuda a fazer escolhas melhores, tanto p mim, quanto p você.

    4- Filosofia é a alma da vida. Nos faz questionar, não ficamos nas equações das exatas. Filosofia também é um sentimento. Sentimento de pensar, de ver o que é melhor p terceiros, não apenas p mim. Filosofia também abre as portas do conhecimento p nós, nos mostra o valor que nossa vida possui. Vivemos melhor quando conseguimos entender a filosofia, entendemos o valor da vida. Filosofia é vida, com ela aprendemos questionar, entender e a respeitar a si próprio e todos ao seu redor.

    ResponderExcluir